2 MACABEUS 13 - Interconfessional Translation: The BIBLE for all(BPT09DC)

Menelau é morto

1No ano cento e quarenta e nove, Judas e os seus homens souberam que o rei Antíoco V Eupátor se dirigia para a Judeia com um enorme exército.

2Com ele vinha Lísias, seu tutor e regente do reino. Cada um deles comandava um exército de tropas gregas de cento e dez mil soldados de infantaria, cinco mil e trezentos de cavalaria, vinte e dois elefantes e trezentos carros de guerra armados de lâminas cortantes.

3Juntou-se-lhes igualmente Menelau, que com muita hipocrisia exortava, não porque procurasse o bem da sua pátria, mas porque estava convencido de que seria reconduzido no poder.

4Mas Deus, o Rei dos reis, suscitou a fúria de Antíoco contra este facínora e, tendo-o apontado como a causa de todas as desgraças, ordenou que o levassem para Bereia e o executassem de acordo com o costume daquele lugar.

5Há naquela cidade uma torre de vinte e dois metros de altura, cheia de cinzas e munida de um dispositivo giratório, inclinado, a toda a volta, para dentro das cinzas.

6Aí eram levados todos os culpados de sacrilégio ou de qualquer outro grande crime, e empurrados para morrerem nas cinzas.

7Tal foi a morte que o destino reservou a esse fora da lei, que nem sequer teve uma sepultura.

8E foi muito justo, visto que muitos pecados ele cometeu contra o altar, cujo fogo e cujas cinzas são sagrados; e foi nas cinzas que ele encontrou a morte.

A batalha de Modin

9O rei, por seu turno, com a mente cheia de bárbaros intentos, continuou a sua marcha, para dar aos judeus uma demonstração de coisas piores do que aquelas que lhes sucederam no reinado do seu pai.

10Ao sabê-lo, Judas ordenou ao povo que orasse ao Senhor dia e noite para que, mais uma vez, viesse em auxílio dos que corriam o risco de se ver privados da lei, da pátria e do santo templo,

11e que não consentisse que o povo, que só havia pouco recomeçara a tomar ânimo, fosse subjugado por nações blasfemas.

12Quando todos o fizeram, e invocaram em conjunto o misericordioso Senhor, com choro e jejuns e prostrando-se por terra ao longo de três dias seguidos, Judas animou-os e ordenou-lhes que estivessem preparados.

13Depois de uma reunião em particular com os anciãos, Judas decidiu que, antes que o exército do rei entrasse na Judeia e se apoderasse da cidade, sairia ao encontro dele e resolveria a questão com a ajuda do Senhor.

14Entregando o sucesso do recontro ao Criador do mundo, animou os seus soldados a lutarem corajosamente até à morte pelas leis de Deus, pelo templo, pela cidade, pela pátria e pelo seu Estado. E fez acampar o seu exército perto da cidade de Modin.

15Deu aos seus homens o grito «A vitória vem de Deus» e, com um grupo de jovens considerados dos mais corajosos, fez um ataque noturno à tenda do rei Antíoco e ao acampamento, e matou quase dois mil soldados, e abateram o maior dos elefantes juntamente com o seu condutor.

16Por fim, encheram o acampamento de terror e confusão e retiraram-se vitoriosos.

17Despontava já o dia quando tal aconteceu, graças à proteção do Senhor, vinda em seu auxílio.

Antíoco V Eupátor faz um acordo de paz com os judeus(1 Macabeus 6,48–63)

18Agora o rei sabia que os judeus eram muito corajosos e tentou conquistar as suas posições mediante estratagemas.

19Avançou contra Bet-Sur, uma praça-forte dos judeus, mas retrocedeu abatido e debilitado.

20Judas enviou para os sitiados de tudo quanto precisavam.

21Mas Ródoco, soldado das fileira judaicas, passava segredos militares para o inimigo. Foi referenciado, apanhado e encarcerado.

22Pela segunda vez, Antíoco propôs negociações com os habitantes de Bet-Sur, estendeu-lhes a mão em gesto de paz, recebeu também as garantias destes, retirou-se e atacou o exército de Judas, mas teve pior sucesso.

23Soube que Filipe, a quem deixara a responsabilidade de governo em Antioquia, se sublevara, e ficou inquieto. Convocou os judeus, sujeitou-os a um acordo com eles, que jurou cumprir segundo todas as condições justas, reconciliou-se com eles, ofereceu um sacrifício, honrou o templo e mostrou grande generosidade para com aquele lugar.

24Recebeu Judas Macabeu e deixou Hegemónides como comandante militar do território entre Ptolemaida e Gerra.

25Em seguida, dirigiu-se a Ptolemaida. Mas os seus habitantes reprovavam o tratado. Com efeito, estavam indignados, e queriam anular as disposições dele constantes.

26Subindo à tribuna, Lísias defendeu o acordo o mais eloquentemente possível; foi convincente, tranquilizou os espíritos, ganhou a sua boa vontade, e partiu para Antioquia. E foi assim a expedição e a retirada do rei.

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help