1Este livro foi escrito por Baruc, filho de Néria, neto de Masseias e descendente de Sedecias, Hasadias e Hilquias. Foi escrito na Babilónia,
2no sétimo mês do quinto ano depois que os caldeus conquistaram a cidade de Jerusalém e a incendiaram.
3Baruc leu este livro em voz alta para o rei de Judá, Jeconias, filho de Joaquim, e a todo o povo.
4Estavam lá todos os que moravam perto do rio Sud, na Babilónia, as autoridades, os príncipes, os anciãos e todo o povo, desde os mais humildes até aos mais importantes.
5Quando ouviram a leitura, todos começaram a chorar, a jejuar e a orar ao Senhor.
6Depois foi recolhida uma oferta, e cada um deu o que podia.
7E mandaram o dinheiro a Jerusalém, para ser entregue ao sacerdote Joaquim, filho de Hilquias e neto de Salom, e também aos sacerdotes e a todo o povo que estava com ele em Jerusalém.
8No dia dez do mês de Sivan, Baruc pegou nos objetos de prata que tinham sido trazidos do templo do Senhor para a Babilónia, a fim de os levar de volta para a terra de Judá. Estes eram os objetos que o rei de Judá, Sedecias, filho de Josias, tinha mandado fazer
9depois de Nabucodonosor, rei da Babilónia, ter trazido de Jerusalém para a Babilónia o rei Jeconias, as autoridades, os prisioneiros, as pessoas importantes e o povo da terra.
A carta para Jerusalém10Juntamente com o dinheiro enviaram a seguinte carta: «Mandamo-vos este dinheiro para pagar as despesas dos sacrifícios que serão completamente queimados e dos sacrifícios para tirar pecados e também para comprar incenso. Preparem as ofertas de cereais e apresentem-nas no altar ao nosso Deus.
11Orem por Nabucodonosor, rei da Babilónia, e por Baltasar, seu filho, para que os seus dias sobre a terra sejam tantos como os dias que dure o céu.
12Assim o Senhor dar-nos-á forças e também luz para nos guiar, e viveremos protegidos por Nabucodonosor, rei da Babilónia, e por Baltasar, seu filho. Nós servi-los-emos por muito tempo, beneficiando dos seus favores.
13Orem também ao Senhor, nosso Deus, por nós, pois pecámos contra o Senhor, nosso Deus, e até hoje ele continua furioso e irado connosco.
14Leiam esta carta que vos enviamos e confessem os vossos pecados no templo, durante a festa das Tendas e também nos outros dias de festa.»
Confissão dos pecados do povo15«E direis: “O Senhor, o nosso Deus, é justo, mas nós somos culpados. Até hoje todos nós estamos envergonhados, isto é, o povo de Judá e os moradores de Jerusalém,
16os nossos reis, as nossas autoridades, os nossos sacerdotes, os nossos profetas e os nossos antepassados também.
17Pecámos contra o Senhor,
18fomos desobedientes ao Senhor nosso Deus, não ouvimos a sua voz nem vivemos de acordo com os mandamentos que nos deu.
19Desde o dia em que o Senhor tirou os nossos antepassados do Egito até hoje, temo-nos revoltado contra o Senhor, nosso Deus, e fomos levianos, não ouvindo a sua voz.
20Por isso, até hoje estão a cair sobre nós desgraças e maldição, conforme o Senhor havia dito a Moisés, seu servo, quando tirou os nossos antepassados do Egito para nos dar uma terra onde corre leite e mel.
21E também nós não ouvimos a voz do Senhor, nosso Deus, anunciada pelos profetas que nos enviou.
22Pelo contrário, cada um de nós tem seguido as inclinações do seu próprio coração, servindo outros deuses e fazendo aquilo que o Senhor, o nosso Deus, detesta.”»
Who We AreWhat We EelieveWhat We Do
2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.