1 MACABEUS 15 - Interconfessional Translation: The BIBLE for all(BPT09DC)

Simão e o rei Antíoco VII, Sidetes

1Antíoco, filho do rei Demétrio, enviou das ilhas do mar uma carta a Simão, o sumo sacerdote e chefe dos judeus, e a todo o povo.

2A carta dizia o seguinte: «Da parte do rei Antíoco, saudações a Simão, o sumo sacerdote e chefe dos judeus, e a todo o povo.

3Visto que certos homens infames se apoderaram do reino dos meus antepassados, tenho a intenção de reconquistar o reino, para o restabelecer à condição em que antes se achava. Por isso, recrutei mercenários em grande número e preparei navios de guerra.

4O meu plano é desembarcar no meu país e perseguir os que o arrasaram e devastaram muitas das suas cidades.

5Portanto, confirmo-te agora todas as amnistias fiscais concedidas pelos meus reais antecessores, bem como todas as dádivas que fizeram.

6Dou-lhe também o direito de cunhar moeda própria para ter curso no teu país.

7Jerusalém e o santuário serão livres, e todas as armas que fabricaste e todas as fortalezas que construíste e que continuam debaixo do teu comando permanecerão na tua posse.

8Tudo o que deves e venhas futuramente a dever ao tesouro do rei, tudo isso está perdoado, desde agora e para sempre.

9Logo que eu tiver conquistado de novo o meu reino, prestar-te-ei a ti, ao teu povo e ao templo as maiores honras, a fim de que a tua glória brilhe por toda a terra.»

10No ano cento e setenta e quatro, Antíoco invadiu o país dos seus antepassados e todas as tropas se lhe congregaram, de forma que poucos ficaram com Trífon.

11Antíoco perseguiu Trífon, que fugiu para a cidade de Dor, no litoral,

12pois sabia que as desgraças se acumulavam sobre si e que os seus soldados o tinham abandonado.

13Antíoco e o seu exército de cento e vinte mil soldados de infantaria e oito mil de cavalaria acamparam diante de Dor.

14Cercou a cidade, enquanto os navios se lhe juntaram por mar. Assim atacou a cidade por terra e por mar, não permitindo que ninguém entrasse ou saísse.

Acordo com Roma

15Numénio e os seus companheiros chegaram de Roma trazendo cartas escritas a vários reis e países, no seguinte teor:

16«Da parte de Lúcio, cônsul romano, saudações ao rei Ptolomeu.

17Os embaixadores dos judeus, nossos amigos e aliados, enviados pelo sumo sacerdote Simão e pelo povo judeu, vieram até nós para renovar a antiga amizade e a nossa aliança comuns.

18Trouxeram um escudo de ouro de quatrocentos quilos.

19Pareceu-me bem, em consequência, escrever aos reis e aos seus países, ordenando que não façam nenhum mal aos judeus nem façam guerra contra eles, as suas cidades e o seu país, nem se aliem com quem estiver em guerra contra eles.

20Aprouve-nos aceitar o escudo que eles trouxeram.

21Se alguns desordeiros fugidos do seu país procurarem refúgio no vosso país, entregá-los-eis ao sumo sacerdote Simão, para que ele os castigue de acordo com a sua lei.»

22Este mesmo texto foi endereçado ao rei Demétrio, a Átalo, a Ariarates e a Arsaces,

23e a todos os países: Sampsame, Esparta, Delos, Mindos, Sícion, Cária, Samos, Panfília, Lícia, Helicarnasso, Rodes, Fasélide, Cós, Side, Arado, Gortina, Cnido, Chipre e Cirene.

24Uma cópia foi enviada ao sumo sacerdote Simão.

Antíoco VII quebra o seu acordo com Simão

25Nisto o rei Antíoco montou novamente acampamento diante de Dor, lançando incessantemente contra ela batalhões e construindo máquinas de derrubar muralhas; bloqueou Trífon, impedindo-o tanto de sair como de entrar.

26Simão enviou a Antíoco dois mil soldados de elite para lutarem ao lado dele, e ainda prata, ouro e armamento considerável.

27Mas Antíoco não quis aceitar o que Simão tinha mandado, quebrou todos os acordos anteriormente estabelecidos, mudando a sua atitude para com ele.

28Enviou-lhe Atenóbio, um dos Amigos do Rei, para conversações com ele, com a seguinte mensagem de Antíoco: «Têm em vosso domínio Jope, Guézer e a cidadela de Jerusalém, cidades que fazem parte do meu reino.

29Devastaram o seu território, causaram enormes desgraças para o país e apropriaram-se de muitos lugares que fazem parte do meu reino.

30Portanto, restituam agora todas as cidades que conquistaram e ainda os impostos dos lugares de que se apropriaram fora do território da Judeia.

31Caso contrário, deem-me em compensação por toda a destruição que causaram dezassete mil e quinhentos quilos de prata; e pelos impostos daquelas cidades mandem-me outros tantos dezassete mil e quinhentos quilos de prata. Quando não, iremos ao vosso encontro para vos combater.»

32Atenóbio, Amigo do Rei, chegou a Jerusalém e, vendo a magnificência de Simão, os serviços de ouro e prata, o grande aparato que o rodeava, ficou impressionado. Então entregou-lhe a mensagem do rei,

33e Simão respondeu: «Não tomei território alheio nem os bens de outrem, mas aquilo que era herança dos nossos antepassados e que por algum tempo os nossos inimigos tinham ocupado ilegalmente.

34Mas nós, perante a oportunidade favorável, estamos a recuperar a herança dos nossos antepassados.

35Quanto às cidades de Jope e de Guézer, que reclamas, causaram grandes desgraças ao nosso povo e ao nosso país; pagaremos três mil e quinhentos quilos de prata por elas.»

36Atenóbio não disse uma só palavra; voltou furioso para junto do rei, informou-o da resposta de Simão, bem como da sua glória e de tudo quanto vira. Com isto o rei ficou tomado de grande ira.

A Judeia é invadida

37Trífon embarcou num navio e fugiu para Ortósia.

38O rei Antíoco designou Cendebeu como comandante do litoral e entregou-lhe as tropas de infantaria e cavalaria.

39Ordenou-lhe que acampasse diante da Judeia, que reconstruísse a cidade de Cédron, reforçasse os seus portões e atacasse o povo judeu. O rei, por seu turno, continuava a perseguição a Trífon.

40Cendebeu, ao chegar a Jâmnia, começou a provocar o povo judeu e a invadir a Judeia, fazendo muitos prisioneiros e morticínios.

41Reconstruiu Cédron e deixou ali as tropas de cavalaria e infantaria para saírem em incursões pelas estradas da Judeia, como o rei lhe tinha ordenado.

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help