ESTER E - Interconfessional Translation: The BIBLE for all(BPT09DC)

13[1] O decreto dizia o seguinte:

14[2] «Do grande rei Artaxerxes para os governadores das cento e vinte e sete províncias, que vão desde a Índia até à Etiópia, e a todos os que me são fiéis: saudações.

15[3] Há muitos que ficam orgulhosos quando recebem homenagens e são bem tratados pelos seus superiores. Não sabem como se comportar ao receberem tantos favores e, não só procuram maltratar as pessoas que eu governo, como também fazem planos para prejudicar os seus benfeitores.

16[4] Nunca agradecem aos outros; pelo contrário, ficam cheios de orgulho quando são elogiados por pessoas sem juízo. Pensam que poderão escapar do justo castigo de Deus, que vê todas as coisas e não suporta a maldade.

17[5] Às vezes, acontece que as autoridades põem em altas posições homens que parecem amigos, e então elas também se tornam culpadas quando esses homens tentam matar pessoas inocentes e causam males que não podem ser desfeitos.

18[6] Com a sua malícia e as suas mentiras, esses amigos aproveitam-se da boa fé e das boas intenções das autoridades superiores.

19[7] Não é preciso lembrarmo-nos das histórias que temos ouvido a respeito de coisas que aconteceram há muitos anos; é só olhar para o que está a acontecer agora. Quantos crimes estão a ser praticados por essa peste de governantes sem moral?

20[8] Portanto, no futuro, farei tudo o que for possível para garantir paz e segurança a todos os que habitam no meu reino.

21[9] Farei as mudanças que forem necessárias e julgarei com cuidado e justiça todas as causas que eu tiver de resolver.

22[10] Vejam, por exemplo, o caso de Haman, filho de Hamedata da Macedónia, que abusou da minha boa vontade. Esse homem não é persa; é um estrangeiro e não tem nem um pouco da minha bondade. Mesmo assim, recebi-o com gentileza

23[11] e tratei-o generosamente como trato todos os povos. Ele foi até proclamado Pai do reino, chegando a ocupar a segunda posição mais alta do governo; todos tinham de se ajoelhar diante dele.

24[12] Mas o seu enorme orgulho levou-o a tentar derrubar-me do poder e matar-me.

25[13] Com astúcia e mentiras ele tentou matar Mardoqueu, o homem que salvou a minha vida e sempre me serviu bem. Tentou matar também Ester, a nossa digníssima rainha, juntamente com todas as pessoas da sua raça.

26[14] Pensou que assim me apanharia de surpresa, fazendo com que os macedónios tomassem o poder que agora nos pertence a nós, os persas.

27[15] Mas descobri que os judeus, que esse louco queria matar, não são criminosos, mas um povo que é governado por leis muito justas.

28[16] Eles são filhos do Altíssimo, o Deus vivo e todo-poderoso, que tem conservado o nosso reino em ótimas condições, tanto no passado como no presente.

29[17] Portanto, é bom que não deem nenhuma importância às cartas escritas por Haman, filho de Hamedata, que planeou todo esse mal;

30[18] pois ele e a sua família foram enforcados na praça principal da cidade de Susa. O Deus todo-poderoso deu-lhe sem demora o castigo que ele merecia.

31[19] Coloquem cópias desta carta em todas as praças. Deixem que os judeus vivam de acordo com as suas leis

32[20] e deem-lhes a ajuda de que precisarem para se defenderem dos seus inimigos no dia marcado para a sua destruição, isto é, no dia treze do décimo segundo mês, o mês de Adar.

33[21] O Deus todo-poderoso fez com que o dia que está marcado para a destruição do seu povo escolhido seja um dia de festa para eles.

34[22] E vocês, judeus, comemorem esse dia importante com muita alegria, como costumam comemorar as vossas outras festas sagradas.

35[23] Assim, agora e no futuro, eu e as pessoas do meu reino, que me são fiéis, lembrar-nos-emos de como vocês foram salvos, e os nossos inimigos lembrar-se-ão de como eles mesmos foram destruídos.

36[24] Qualquer cidade ou província, seja qual for, que não obedecer às minhas ordens será completamente arrasada pela guerra e pelo fogo. Nunca mais ninguém vai querer morar ali, e até os animais selvagens e as aves terão horror daqueles lugares.

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help