JEREMIAS 27 - Interconfessional Translation: The BIBLE for all(BPT09DC)

Jeremias aconselha submissão à Babilónia

1Pouco depois de Sedecias, filho de Josias, subir ao trono de Judá, o Senhor deu a Jeremias as seguintes ordens:

2«Faz para ti um jugo de tiras de couro e traves de madeira, e põe-no ao pescoço.

3Depois manda entregar uma mensagem para os reis de Edom, Moab, Amon, Tiro e Sídon, aos seus embaixadores, vindos a Jerusalém, de visita ao rei Sedecias.

4Diz-lhes que devem transmitir, da parte do Senhor todo-poderoso, o Deus de Israel, a seguinte mensagem para os seus reis:

5“Pelo meu poder e força, criei os seres humanos e os animais que vivem na terra. Por isso, a dou a quem eu bem entendo.

6Eu é que submeti todas estas nações ao meu servo, o rei Nabucodonosor da Babilónia. Até os animais pus sob o seu domínio.

7Todas as nações o servirão e servirão igualmente o seu filho e o seu neto, até que venha o dia em que essa nação há de cair. Virá então a sua vez de servir a outros reis e nações poderosos.

8Mas se alguma nação ou reino se não submeter ao seu domínio, se não quiser suportar o jugo castigá-lo-ei, enviando guerra, fome e peste, até que Nabucodonosor o destrua completamente.

9Não deem ouvidos aos vossos profetas, ou a quem pretenda conhecer o futuro, quer por sonhos, quer invocando os espíritos dos mortos ou praticando outras espécies de magia. Eles garantem-vos que não terão de submeter-se ao rei da Babilónia.

10Eles é que vos estão a enganar e fazem com que eu vos afaste da vossa terra, vos disperse e vos destrua.

11Mas se alguma nação se submeter ao rei da Babilónia e o servir, então permitir-lhe-ei ficar no seu país, cultivar a terra e viver ali. Palavra do Senhor!”»

12Jeremias apresentou as mesmas palavras diante do rei Sedecias, de Judá: «Submete-te ao rei da Babilónia. Serve-o a ele assim como ao seu povo, e viverás.

13Por que deverias tu e o teu povo morrer na guerra ou de fome, ou de peste? Isso é o que o Senhor anunciou que acontecerá a toda a nação que não se submeter ao rei da Babilónia.

14Não dês ouvidos aos profetas que te aconselharem a não te submeteres ao rei da Babilónia, pois estão a enganar-te.

15Eu não os enviei e eles falam falsamente em meu nome. Por essa razão, o Senhor vos expulsará e sereis mortos, junto com os profetas que vos fazem essas previsões mentirosas.»

16Em seguida apresentei aos sacerdotes e ao povo, o que o Senhor dissera: «Não deem ouvidos aos profetas que dizem que, em breve, os tesouros do templo serão trazidos de volta da Babilónia. Eles estão a mentir.

17Não lhes deem ouvidos! Submetam-se ao rei da Babilónia e viverão! Por que havia esta cidade de se tornar num montão de ruínas?

18Se são na realidade profetas e receberam mensagens minhas, que eles peçam ao Senhor, todo-poderoso, que não permita que os tesouros que ficaram no templo, no palácio real ou na cidade sejam também levados para a Babilónia.

19Porque assim diz o Senhor, acerca das colunas, da bacia de bronze, dos suportes e dos restantes vasos, que ficaram na cidade,

20que o rei Nabucodonosor não levou consigo para a Babilónia, quando levou prisioneiros o rei de Judá, Jeconias, filho de Joaquim, e as autoridades de Judá e de Jerusalém.

21Acerca dos tesouros que ficaram no templo e no palácio real de Jerusalém, eu, o Senhor todo-poderoso, o Deus de Israel, tenho a dizer-vos o seguinte:

22“Esses tesouros serão levados para a Babilónia e permanecerão ali até eu querer. Só então os trarei de volta e os restituirei a este santuário. Palavra do Senhor!”»

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help