Jeremias 25 - Holy Bible: Easy-to-Read Translation(VFL)

Resumo das mensagens de Jeremias

1Esta é a mensagem que recebeu Jeremias a respeito de todo o povo de Judá no quarto ano do reinado de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá. Esse foi o primeiro ano do reinado de Nabucodonosor, rei da Babilônia.

2Esta é a mensagem que o profeta Jeremias anunciou a todo o povo de Judá e a todos os habitantes de Jerusalém:

3— Eu tenho sido um profeta durante vinte e três anos, desde o décimo terceiro ano em que Josias, filho de Amom, foi rei de Judá. E desde esse tempo até hoje eu tenho anunciado as mensagens do SENHOR para vocês muitas vezes mas vocês não deram ouvidos.

4O SENHOR tem enviado a todos os seus servos, os profetas. Os tem enviado com insistência, mas vocês não os ouviram nem lhes deram atenção.

5Os profetas disseram: “Afastem-se dos seus maus caminhos e das suas más ações para que possam viver na terra que o SENHOR deu para sempre a vocês e aos seus antepassados.

6Não sigam outros deuses para servi-los nem os adorem. Não me provoquem com os deuses que vocês fazem com as suas próprias mãos. A única coisa que conseguirão com isso é trazer a desgraça sobre vocês mesmos”.

7Mas vocês não me ouviram, diz o SENHOR. Provocaram a minha ira com os deuses que fazem com as suas próprias mãos para trazer a desgraça sobre vocês mesmos.

8— Por isso, assim diz o SENHOR Todo-Poderoso: “Vocês não ouviram as minhas mensagens.

9Por isso eu convocarei os exércitos de todos os povos do norte, diz o SENHOR, e também a meu servo Nabucodonosor, rei da Babilônia. Eu trarei a todos contra este país, contra seus habitantes e contra todas as nações vizinhas. Eu as destruirei e farei delas para sempre um objeto de horror, zombaria e rejeição.

10Farei desaparecer desses lugares o som de alegria e celebração; as canções alegres dos casamentos, o barulho da comida que se prepara e a luz da lâmpada.

11Toda esta terra se tornará num deserto espantoso e durante setenta anos estas nações servirão ao rei da Babilônia.

12Mas quando completarem esses setenta anos, eu lhes darei o que merecem pelo seu crime ao rei da Babilônia e a essa nação, o país dos babilônios, e serão desolados para sempre, diz o SENHOR.

13Farei que sobre essa terra se cumpram todas as palavras que anunciei contra ela. Jeremias escreveu sobre essas coisas neste livro. E tudo o que Jeremias profetizou contra todas as nações irá acontecer.

14Portanto, eles também terão que servir a muitas nações e a grandes reis. Eu retribuirei a eles segundo o que fizeram e pelos deuses que construíram com as suas mãos”.

Castigo contra as nações do mundo

15Assim me disse o SENHOR, Deus de Israel:

— Tome a minha mão este cálice cheio do vinho da minha fúria e faça que bebam dele todas as nações às quais eu lhe enviar.

16Elas beberão, se embriagarão e ficarão como loucas por causa da guerra que enviarei contra elas.

17Então tomei o cálice da mão do SENHOR e fiz com que todas as nações às quais o SENHOR me enviou bebessem dele.

18Fiz com que Jerusalém e as cidades de Judá bebessem do vinho. Fiz com que também os seus reis e os seus chefes bebessem para transformar Judá numa terra seca e desolada, num objeto de zombaria e modelo de maldição, como acontece hoje em dia.

19Também fiz com que as seguintes pessoas bebessem desse cálice: o faraó, rei do Egito; os seus servos; os príncipes; todo o seu povo;

20e todos os habitantes do deserto. Eu também dei desse cálice a todos os reis do país de Uz e a todos os reis do território dos filisteus. Estes eram os reis de Ascalom, Gaza, Ecrom e o que restou de Asdode.

21Eu também dei desse cálice às pessoas de Edom, Moabe, Amom,

22e também a todos os reis de Tiro, Sidom, e aos reis das costas do outro lado do mar.

23Eu também dei desse cálice aos povos de Dedã, Temã e Buz e a todos os povos que rapam o cabelo das suas têmporas.

24Eu também dei desse cálice a todos os reis da Arábia, que vivem no deserto;

25a todos os reis de Zinri, Elão e Média.

26Eu também dei desse cálice a todos os reis do norte, os de perto e os de longe, um depois do outro; e a todos os reinos que há sobre a face da terra. Por último, o rei da Babilônia também beberá dele depois de todos eles.

27— Jeremias, diga a essas nações que assim diz o SENHOR Todo-Poderoso, Deus de Israel: “Bebam, fiquem bêbados, vomitem, caiam e não se levantem por causa da guerra que enviarei”.

28E se eles se recusarem em pegar da sua mão o cálice para beber dele, você lhes dirá que assim diz o SENHOR Todo-Poderoso: “Terão que bebê-lo queiram ou não.

29Vejam, na cidade que leva o meu nome, começarei a causar sofrimento. E vocês acreditam que ficarão sem castigo? De jeito nenhum! Vocês não escaparão. Eu enviarei a guerra sobre todos os habitantes da terra”, diz o SENHOR Todo-Poderoso.

30— Você, Jeremias, profetize contra eles tudo isso. Diga o seguinte:

“O SENHOR ruge do alto,

lança a sua voz desde o santo lugar onde habita.

Está gritando para o seu rebanho,

gritos como os que dão os que pisam a uva;

grita contra todos os habitantes da terra.

31O estrondo se ouve em todos os cantos da terra

porque o SENHOR acusa a todas as nações.

Ele começará um julgamento contra todo ser humano

e condenará à morte aos perversos.

É a decisão do SENHOR”.

32Assim diz o SENHOR Todo-Poderoso:

“O desastre se espalhará de nação em nação;

uma tempestade horrível se levanta

desde os cantos da terra”.

33Nesse momento os corpos que o SENHOR matou ficarão espalhados por toda a terra, desde uma extremidade até a outra. Ninguém fará lamentos por eles nem os sepultarão. Eles serão deixados sobre a face da terra como esterco.

34Pastores de Israel, gritem e lamentem de dor.

Rolem no pó, guias do rebanho.

Chegou a hora de vocês serem degolados.

Eu os quebrantarei em pedaços e vocês cairão como um copo precioso.

35Os pastores não poderão fugir,

e não haverá escapatória para os líderes do rebanho.

36Posso ouvir os gritos dos pastores

e os gemidos dos líderes do rebanho,

porque o SENHOR está destruindo os seus campos.

37Os pastos formosos serão destruídos

pela tremenda fúria do SENHOR.

38Ele abandonou o seu país

como um leão abandona a sua cova.

A terra deles ficou destruída

pelos ataques do exército inimigo

e pela terrível ira do SENHOR.

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help