Josué 24 - New Almeida Updated(NAA)

Josué se despede do povo

1Depois Josué reuniu todas as tribos de Israel em Siquém e chamou os anciãos de Israel, os seus chefes, os seus juízes e os seus oficiais, e eles se apresentaram diante de Deus.

2Então Josué disse a todo o povo:

— Assim diz o Senhor, Deus de Israel: “Antigamente, os pais de vocês, incluindo Tera, servir o Senhor, escolham hoje a quem vão servir: se os deuses a quem os pais de vocês serviram do outro lado do Eufrates ou os deuses dos amorreus em cuja terra vocês estão morando. Eu e a minha casa serviremos o Senhor.

16Então o povo respondeu:

— Longe de nós abandonar o Senhor para servir outros deuses!

17Porque o Senhor é o nosso Deus. Ele é quem nos tirou, a nós e aos nossos pais, da terra do Egito, da casa da servidão. Ele é quem fez estes grandes sinais aos nossos olhos e nos guardou por todo o caminho em que andamos e entre todos os povos pelo meio dos quais passamos.

18O Senhor expulsou de diante de nós todas estas gentes, até o amorreu, morador da terra. Portanto, nós também serviremos o Senhor, pois ele é o nosso Deus.

19Então Josué disse ao povo:

— Vocês não poderão servir o Senhor, porque é Deus santo, Deus zeloso,Êx 20.5 que não perdoará a transgressão e os pecados de vocês.Êx 23.21

20Se abandonarem o Senhor e servirem deuses estranhos, ele se voltará contra vocês, e lhes fará mal, e os destruirá, depois de lhes ter feito bem.

21Então o povo disse a Josué:

— Não! O que queremos é servir o Senhor.

22Josué disse ao povo:

— Vocês são testemunhas contra vocês mesmos de que escolheram o Senhor para o servir.

E eles disseram:

— Sim, somos testemunhas.

23E Josué continuou:

— Agora, pois, joguem fora os deuses estranhos que há no meio de vocês e inclinem o coração ao Senhor, Deus de Israel.

24O povo disse a Josué:

— Ao Senhor, nosso Deus, serviremos e obedeceremos à sua voz.

25Assim, naquele dia, Josué fez aliança com o povo e lhes deu estatutos e juízos em Siquém.

26Josué escreveu estas palavras no Livro da Lei de Deus. Pegou uma grande pedra e a erigiu ali debaixo do carvalho que estava junto ao santuário do Senhor.

27Então Josué disse a todo o povo:

— Eis que esta pedra nos será testemunha, pois ouviu todas as palavras que o Senhor nos tem dito. Portanto, será testemunha contra vocês, para que não mintam ao Deus de vocês.

28Então Josué despediu o povo, cada um para a sua herança.

A morte de Josué e de Eleazar Jz 2.6-9

29Depois destas coisas, Josué, filho de Num, servo do Senhor, morreu com a idade de cento e dez anos.

30Foi sepultado na sua própria herança, em Timnate-Sera,Js 19.49-50 que fica na região montanhosa de Efraim, para o norte do monte Gaás.

31Israel serviu o Senhor todos os dias de Josué e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram por muito tempo depois de Josué e que sabiam de todas as obras que o Senhor tinha feito por Israel.

32Os ossos de José,Gn 50.24-25; Êx 13.19 que os filhos de Israel trouxeram do Egito, foram sepultados em Siquém, naquela parte do campo que Jacó havia compradoGn 33.19; Jo 4.5; At 7.16 dos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de prata, e que veio a ser a herança dos filhos de José.

33Morreu também Eleazar, filho de Arão, e o sepultaram em Gibeá, cidade que pertencia a Fineias, seu filho, e que lhe tinha sido dada na região montanhosa de Efraim.

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help