1Depois Josué reuniu todas as tribos de Israel em Siquém e chamou os anciãos de Israel, os seus chefes, os seus juízes e os seus oficiais, e eles se apresentaram diante de Deus.
2Então Josué disse a todo o povo:
— Assim diz o Senhor, Deus de Israel: “Antigamente, os pais de vocês, incluindo Tera, servir o Senhor, escolham hoje a quem vão servir: se os deuses a quem os pais de vocês serviram do outro lado do Eufrates ou os deuses dos amorreus em cuja terra vocês estão morando. Eu e a minha casa serviremos o Senhor.
16Então o povo respondeu:
— Longe de nós abandonar o Senhor para servir outros deuses!
17Porque o Senhor é o nosso Deus. Ele é quem nos tirou, a nós e aos nossos pais, da terra do Egito, da casa da servidão. Ele é quem fez estes grandes sinais aos nossos olhos e nos guardou por todo o caminho em que andamos e entre todos os povos pelo meio dos quais passamos.
18O Senhor expulsou de diante de nós todas estas gentes, até o amorreu, morador da terra. Portanto, nós também serviremos o Senhor, pois ele é o nosso Deus.
19Então Josué disse ao povo:
— Vocês não poderão servir o Senhor, porque é Deus santo, Deus zeloso,Êx 20.5 que não perdoará a transgressão e os pecados de vocês.Êx 23.21
20Se abandonarem o Senhor e servirem deuses estranhos, ele se voltará contra vocês, e lhes fará mal, e os destruirá, depois de lhes ter feito bem.
21Então o povo disse a Josué:
— Não! O que queremos é servir o Senhor.
22Josué disse ao povo:
— Vocês são testemunhas contra vocês mesmos de que escolheram o Senhor para o servir.
E eles disseram:
— Sim, somos testemunhas.
23E Josué continuou:
— Agora, pois, joguem fora os deuses estranhos que há no meio de vocês e inclinem o coração ao Senhor, Deus de Israel.
24O povo disse a Josué:
— Ao Senhor, nosso Deus, serviremos e obedeceremos à sua voz.
25Assim, naquele dia, Josué fez aliança com o povo e lhes deu estatutos e juízos em Siquém.
26Josué escreveu estas palavras no Livro da Lei de Deus. Pegou uma grande pedra e a erigiu ali debaixo do carvalho que estava junto ao santuário do Senhor.
27Então Josué disse a todo o povo:
— Eis que esta pedra nos será testemunha, pois ouviu todas as palavras que o Senhor nos tem dito. Portanto, será testemunha contra vocês, para que não mintam ao Deus de vocês.
28Então Josué despediu o povo, cada um para a sua herança.
A morte de Josué e de Eleazar Jz 2.6-929Depois destas coisas, Josué, filho de Num, servo do Senhor, morreu com a idade de cento e dez anos.
30Foi sepultado na sua própria herança, em Timnate-Sera,Js 19.49-50 que fica na região montanhosa de Efraim, para o norte do monte Gaás.
31Israel serviu o Senhor todos os dias de Josué e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram por muito tempo depois de Josué e que sabiam de todas as obras que o Senhor tinha feito por Israel.
32Os ossos de José,Gn 50.24-25; Êx 13.19 que os filhos de Israel trouxeram do Egito, foram sepultados em Siquém, naquela parte do campo que Jacó havia compradoGn 33.19; Jo 4.5; At 7.16 dos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de prata, e que veio a ser a herança dos filhos de José.
33Morreu também Eleazar, filho de Arão, e o sepultaram em Gibeá, cidade que pertencia a Fineias, seu filho, e que lhe tinha sido dada na região montanhosa de Efraim.
Who We AreWhat We EelieveWhat We Do
2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.