Jeremias 7 - Nova Vers?o Internacional - Português(NVI)

A inutilidade da falsa religião

1Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor:

2― Fique à porta do templo do Senhor e proclame ali esta mensagem: “Ouçam a palavra do Senhor, todos vocês de Judá que atravessam estas portas para adorar ao Senhor.

3Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Corrijam a sua conduta e as suas ações, e eu os farei habitar neste lugar.

4Não confiem nas palavras enganosas dos que dizem: ‘Este é o templo do Senhor, o templo do Senhor, o templo do Senhor!’ ”.

5― Mas, se vocês realmente corrigirem a sua conduta e as suas ações, se de fato tratarem uns aos outros com justiça,

6se não oprimirem o estrangeiro, o órfão e a viúva, nem derramarem sangue inocente neste lugar, nem seguirem outros deuses para a sua própria ruína,

7então eu os farei habitar neste lugar, na terra que dei aos seus antepassados desde a antiguidade e para sempre.

8Mas vejam! Vocês confiam em palavras enganosas e inúteis.

9― Vocês pensam que podem roubar, matar, cometer adultério, jurar falsamente, queimar incenso a Baal, seguir outros deuses que vocês não conheceram

10e, depois, vir e permanecer diante de mim neste templo, que leva o meu nome, e dizer: “Estamos seguros!”, seguros para continuar com todas essas práticas detestáveis?

11Este templo, que leva o meu nome, tornou‑se para vocês um covil de ladrões? No entanto, eu mesmo estou vendo isso — declara o Senhor.

12― Portanto, vão, agora, a Siló, o meu lugar de adoração, onde primeiro fiz uma habitação em honra ao meu nome, e vejam o que fiz com ele por causa da impiedade de Israel, o meu povo.

13Mas, agora, visto que vocês fizeram todas essas coisas — declara o Senhor —, apesar de eu ter falado a vocês vez após vez e não terem dado atenção e de eu tê‑los chamado sem que me tivessem respondido,

14farei a este templo que leva o meu nome, no qual vocês confiam, o lugar de adoração que dei a vocês e aos seus antepassados, o mesmo que fiz a Siló.

15Expulsarei vocês da minha presença, como fiz com todos os seus compatriotas, todo o povo de Efraim.

16― Quanto a você, Jeremias, não ore por este povo, nem faça súplicas ou pedidos em favor dele, nem interceda por ele a mim, pois não o ouvirei.

17Não vê o que estão fazendo nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém?

18Os filhos ajuntam a lenha, os pais acendem o fogo e as mulheres preparam a massa e fazem bolos para a Rainha dos Céus. Além disso, derramam ofertas a outros deuses para provocarem a minha ira.

19Mas será que é a mim que eles estão provocando? — declara o Senhor. — Não é a si mesmos, para a sua própria vergonha?

20― Portanto, assim diz o Soberano Senhor: “A minha ardente ira será derramada sobre este lugar, sobre os homens, sobre os animais e sobre as árvores do campo, como também sobre o fruto da terra; ela arderá como fogo e não poderá ser extinta”.

21― Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: “Juntem os seus holocaustos aos outros sacrifícios e comam a carne vocês mesmos!

22Quando tirei do Egito os seus antepassados, nada lhes falei nem ordenei quanto a holocaustos e sacrifícios.

23Dei‑lhes, entretanto, esta ordem: ‘Obedeçam‑me, e eu serei o seu Deus, e vocês serão o meu povo. Vocês andarão em todo o caminho que eu ordenar, para que tudo vá bem a vocês’.

24Mas eles não me ouviram nem me deram atenção. Antes, seguiram as maquinações rebeldes do seu coração mau. Andaram para trás, não para a frente.

25Desde a época em que os seus antepassados saíram do Egito até o dia de hoje, vez após vez eu enviei todos os meus servos a vocês, os profetas.

26Mas não me ouviram nem me deram atenção. Antes, tornaram‑se obstinados e foram piores do que os seus antepassados”.

27― Quando você lhes disser tudo isso, Jeremias, eles não o escutarão; quando você os chamar, não responderão.

28Portanto, diga a eles: “Esta é uma nação que não obedeceu ao Senhor, o seu Deus, nem aceitou a correção. A verdade foi destruída e desapareceu dos seus lábios”.

29Cortem os seus cabelos consagrados e joguem‑nos fora. Lamentem‑se sobre as colinas áridas, pois o Senhor rejeitou e abandonou esta geração que provocou a ira dele.

O vale da Matança

30― O povo de Judá fez o que era mau aos meus olhos — declara o Senhor. — Profanaram o templo que leva o meu nome, colocando nele os seus ídolos repugnantes.

31Construíram os santuários locais de Tofete no vale de Ben-Hinom, para queimarem em sacrifício os seus filhos e as suas filhas, coisa que nunca ordenei e que jamais me veio à mente.

32Por isso, certamente vêm dias — declara o Senhor — em que não mais chamarão este lugar Tofete ou vale de Ben-Hinom, mas vale da Matança, pois em Tofete enterrarão cadáveres por falta de lugar.

33Então, os cadáveres deste povo servirão de comida para as aves dos céus e para os animais da terra, e ninguém os espantará.

34Darei fim às vozes de júbilo e de alegria, às vozes do noivo e da noiva nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, pois esta terra se tornará um deserto.

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help