2Reis 24 - Nova Vers?o Internacional - Português(NVI)

1Durante o reinado de Jeoaquim, Nabucodonosor, rei da Babilônia, invadiu o país, e Jeoaquim tornou‑se o seu vassalo por três anos. Então, ele voltou atrás e rebelou‑se contra Nabucodonosor.

2O Senhor enviou contra ele tropas babilônias, aramaicas, moabitas e amonitas para destruir Judá, de acordo com a palavra do Senhor proclamada pelos seus servos, os profetas.

3Isso aconteceu a Judá conforme a ordem do Senhor, a fim de removê‑los da sua presença, por causa de todos os pecados que Manassés havia cometido,

4incluindo o derramamento de sangue inocente, pois ele havia enchido Jerusalém de sangue inocente, e o Senhor não quis perdoá‑lo.

5Os demais acontecimentos do reinado de Jeoaquim, e tudo o que realizou, constam nos registros históricos dos reis de Judá.

6Jeoaquim descansou com os seus antepassados, e Joaquim, o seu filho, sucedeu‑o como rei.

7O rei do Egito nunca mais se atreveu a sair com o exército das suas próprias fronteiras, pois o rei da Babilônia havia ocupado todo o território entre o ribeiro do Egito e o rio Eufrates, que antes pertencera ao Egito.

O reinado de Joaquim, rei de Judá

8Joaquim tinha dezoito anos de idade quando começou a reinar e reinou três meses em Jerusalém. A mãe dele chamava‑se Neusta, filha de Elnatã, e era de Jerusalém.

9Ele fez o que era mau aos olhos do Senhor, tal como o seu pai.

10Naquela ocasião, os oficiais de Nabucodonosor, rei da Babilônia, avançaram até Jerusalém e a cercaram.

11Enquanto os seus oficiais a cercavam, o próprio Nabucodonosor veio à cidade.

12Então, Joaquim, rei de Judá, a sua mãe, os seus conselheiros, os seus nobres e os seus oficiais se entregaram; todos se renderam a ele.

No oitavo ano do reinado do rei da Babilônia, Nabucodonosor levou Joaquim como prisioneiro.

13Conforme o Senhor tinha declarado, ele retirou todos os tesouros do templo do Senhor e do palácio real, quebrando todos os utensílios de ouro que Salomão, rei de Israel, fizera para o templo do Senhor.

14Levou para o exílio toda Jerusalém: todos os nobres e todos os homens de guerra, todos os artesãos e artífices. Ao todo, dez mil pessoas; só ficaram os mais pobres.

15Nabucodonosor levou prisioneiro Joaquim para a Babilônia. Também levou de Jerusalém para a Babilônia a mãe do rei, as suas mulheres, os seus oficiais e os líderes do país.

16O rei da Babilônia também deportou para a Babilônia todos os guerreiros, sete mil homens, fortes e preparados para a guerra, e mil artífices e artesãos.

17Fez Matanias, tio de Joaquim, reinar em seu lugar e mudou o nome dele para Zedequias.

O reinado de Zedequias, rei de Judá

18Zedequias tinha vinte e um anos de idade quando começou a reinar e reinou onze anos em Jerusalém. A mãe dele chamava‑se Hamutal, filha de Jeremias, e era de Libna.

19Ele fez o que era mau aos olhos do Senhor, tal como fizera Jeoaquim.

20Por causa da ira do Senhor, tudo isso aconteceu a Jerusalém e a Judá; por fim, ele os lançou para longe da sua presença.

A queda de Jerusalém

Ora, Zedequias rebelou‑se contra o rei da Babilônia.

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help