2Crônicas 26 - Nova Vers?o Internacional - Português(NVI)

O reinado de Uzias, rei de Judá

1Então, todo o povo de Judá proclamou Uzias rei, aos dezesseis anos de idade, no lugar de Amazias, o seu pai.

2Foi ele que reconquistou e reconstruiu a cidade de Elate para Judá, depois que Amazias descansou com os seus antepassados.

3Uzias tinha dezesseis anos de idade quando se tornou rei e reinou cinquenta e dois anos em Jerusalém. A mãe dele chamava‑se Jecolias e era de Jerusalém.

4Ele fez o que é justo aos olhos do Senhor, tal como Amazias, o seu pai,

5e buscou a Deus durante a vida de Zacarias, que o instruiu no temor de Deus. Enquanto Uzias buscou o Senhor, Deus o fez prosperar.

6Ele saiu à guerra contra os filisteus e derrubou os muros de Gate, de Jabne e de Asdode. Depois, reconstruiu cidades próximo a Asdode e em outros lugares do território filisteu.

7Deus o ajudou contra os filisteus, contra os árabes que viviam em Gur-Baal e contra os meunitas.

8Os amonitas pagavam tributo a Uzias, e sua fama estendeu‑se até a fronteira do Egito, pois havia se tornado muito poderoso.

9Uzias construiu torres fortificadas em Jerusalém, à porta da Esquina, à porta do Vale e no canto do muro.

10Também construiu torres no deserto e cavou muitas cisternas, pois ele possuía muitos rebanhos na Sefelá e na planície. Ele mantinha trabalhadores nos campos e nas vinhas, nas colinas e nas terras férteis, pois gostava da agricultura.

11Uzias possuía um exército bem preparado, organizado em divisões de acordo com o número dos soldados convocados pelo secretário Jeiel e pelo oficial Maaseias, sob o comando de Hananias, um dos oficiais do rei.

12O total de chefes de família no comando dos homens de combate era de dois mil e seiscentos.

13Sob o comando deles, havia um exército de trezentos e sete mil e quinhentos homens treinados para a guerra, uma força poderosíssima que apoiava o rei contra os seus inimigos.

14Uzias providenciou escudos, lanças, capacetes, couraças, arcos e atiradeiras de pedras para todo o exército.

15Em Jerusalém, construiu máquinas projetadas por peritos para serem usadas nas torres e nas defesas das esquinas, máquinas que atiravam flechas e grandes pedras. Com uma ajuda extraordinária, a fama de Uzias se espalhou chegando a muitos lugares distantes, tornando‑o muito poderoso.

16Entretanto, depois que Uzias se tornou poderoso, o orgulho provocou a sua queda. Ele foi infiel ao Senhor, o seu Deus, e entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar de incenso.

17O sumo sacerdote Azarias e outros oitenta corajosos sacerdotes do Senhor foram atrás dele.

18Eles o enfrentaram e disseram:

― Não é certo que você, Uzias, queime incenso ao Senhor. Isso é tarefa dos sacerdotes, os descendentes de Arão consagrados para queimar incenso. Saia do santuário, pois você foi infiel e não será honrado por Deus, o Senhor.

19Uzias, que tinha um incensário na mão, pronto para queimar o incenso, irritou‑se e indignou‑se contra os sacerdotes; na mesma hora, na presença deles, diante do altar de incenso no templo do Senhor, surgiu lepra na sua testa.

20Quando o sumo sacerdote Azarias e todos os outros sacerdotes viram a lepra, expulsaram‑no imediatamente do templo. Na verdade, ele mesmo ficou ansioso para sair, pois o Senhor o havia ferido.

21O rei Uzias sofreu de lepra até o dia da sua morte. Durante todo esse tempo, morou em uma casa separada, com a sua doença e excluído do templo do Senhor. Jotão, o seu filho, tomava conta do palácio e governava o povo da terra.

22Os demais acontecimentos do reinado de Uzias, do início ao fim, foram registrados pelo profeta Isaías, filho de Amoz.

23Uzias descansou com os seus antepassados e foi sepultado junto deles, em um cemitério que pertencia aos reis, pois o povo dizia: “Ele tinha lepra”. Jotão, o seu filho, sucedeu‑o como rei.

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help