2Crônicas 12 - Nova Vers?o Internacional - Português(NVI)

Sisaque ataca Jerusalém

1Depois que Roboão se fortaleceu e se firmou como rei, ele e todo o Israel abandonaram a lei do Senhor.

2Por terem sido infiéis ao Senhor, Sisaque, rei do Egito, atacou Jerusalém no quinto ano do reinado de Roboão.

3Com mil e duzentos carros de guerra, sessenta mil cavaleiros e um exército incontável de líbios, suquitas e cuxitas, que vieram do Egito com ele,

4conquistou as cidades fortificadas de Judá e chegou até Jerusalém.

5Então, o profeta Semaías apresentou‑se a Roboão e aos líderes de Judá que se haviam reunido em Jerusalém, fugindo de Sisaque, e lhes disse:

― Assim diz o Senhor: “Vocês me abandonaram; por isso, eu agora os abandono, entregando‑os a Sisaque”.

6Os líderes de Israel e o rei se humilharam e disseram:

― O Senhor é justo.

7Quando o Senhor viu que eles se humilharam, veio a Semaías esta palavra do Senhor:

― Visto que eles se humilharam, não os destruirei, mas em breve lhes darei livramento. A minha ira não será derramada sobre Jerusalém por meio de Sisaque.

8Contudo, ficarão sujeitos a ele, para que aprendam a diferença entre servir a mim e servir aos reis de outras terras.

9Quando Sisaque, rei do Egito, atacou Jerusalém, levou embora todos os tesouros do templo do Senhor e do palácio real, incluindo os escudos de ouro que Salomão havia feito.

10Por isso, o rei Roboão mandou fazer escudos de bronze para substituí‑los e os entregou aos chefes da guarda da entrada do palácio real.

11Sempre que o rei ia ao templo do Senhor, os guardas empunhavam os escudos e, em seguida, os devolviam à sala da guarda.

12Como Roboão se humilhou, a ira do Senhor afastou‑se dele, e ele não foi totalmente destruído. Na verdade, em Judá ainda havia algo de bom.

13O rei Roboão firmou‑se no poder em Jerusalém e continuou a reinar. Tinha quarenta e um anos de idade quando começou a reinar e reinou dezessete anos em Jerusalém, cidade que o Senhor havia escolhido dentre todas as tribos de Israel para nela pôr o seu nome. A mãe de Roboão chamava‑se Naamá e era amonita.

14Ele agiu mal porque não dispôs o seu coração para buscar o Senhor.

15Os demais acontecimentos do reinado de Roboão, do início ao fim, estão escritos nas crônicas genealógicas do profeta Semaías e do vidente Ido. Houve guerra constante entre Roboão e Jeroboão.

16Roboão descansou com os seus antepassados e foi sepultado na Cidade de Davi, e Abias, o seu filho, sucedeu‑o como rei.

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help