Jesus quis dizer que nunca devemos nos referir ao nosso pai terreno como 'pai' (Mateus 23:9)? É errado que os católicos se refiram a seus padres como 'pai'?

Você tem alguma pergunta sobre Deus, Jesus, a Bíblia ou teologia? Você precisa de ajuda para entender um versículo ou passagem da Bíblia? Há alguma questão espiritual em sua vida para a qual você precisa de conselho ou orientação?


Seria confuso para Deus dar o quinto mandamento em Êxodo 20:12: “Honra teu pai e tua mãe” e depois nos restringir a chamar nosso pai terreno de “pai”. Mateus 23:9 diz: “E a ninguém na terra chameis vosso pai; porque um só é o vosso Pai, aquele que está no céu.” O contexto de Mateus 23:9 nos diz que se referir ao pai biológico como “pai” não é do que Jesus está falando.

Em Mateus 23:1–12, Jesus está denunciando os escribas e fariseus judeus por rejeitá-lo como seu Messias, em particular por sua hipocrisia em se elevarem acima dos outros com títulos como “mestre” e “senhor”. Os mestres judeus afetaram esses títulos porque supunham que um mestre formava o homem ou lhe dava vida real. Eles buscavam, portanto, ser chamados de “pai”, como se fossem a fonte da verdade e não Deus. Cristo ensinou que a fonte de toda vida e verdade é Deus, e ninguém deveria buscar ou receber um título que pertence propriamente a Ele. Ninguém deveria ser tão reverenciado quanto Deus é.

Esta denúncia é igualmente relevante hoje. De maneira alguma qualquer pessoa deve admirar, seguir ou elevar um líder humano em qualquer organização religiosa ou igreja acima de Jesus Cristo. Jesus é o Cabeça da Igreja, que é Seu corpo. Ele sozinho é o autor de nossa salvação, fonte de conforto em dificuldades e força para viver a vida cristã. Ele é o único para quem nossas orações devem ser dirigidas. Ninguém mais tem o direito de dizer: “Olhe para mim para ter suas necessidades espirituais supridas.” A advertência de Jesus contra chamar homens de “pai” é uma cautela contra a ostentação, orgulho e hipocrisia.

Os católicos romanos chamam seus padres de “pai”, e o Papa é o “santo padre”. Os abades recebem seu título da palavra aramaica abba, que significa “pai”. Isso é claramente antibíblico. O sacerdote como “pai” é problemático. No caso de “santo padre”, não há dúvida de que este título é antibíblico. Nenhum homem pode assumir o título de “santo” qualquer coisa, porque apenas Deus é santo. Este título dá ao Papa um status que nunca foi pretendido para qualquer homem na terra. Nem mesmo o apóstolo Paulo fez uma reivindicação à santidade, referindo-se a si mesmo como o principal dos pecadores (1 Timóteo 1:15). Embora como cristãos tenhamos trocado nosso pecado pela justiça de Cristo (2 Coríntios 5:21), a santidade não será alcançada até que estejamos no céu e tenhamos deixado os últimos vestígios de nossa natureza pecaminosa para trás. Até lá, o Papa não tem mais santidade do que o cristão médio e não tem direito de ser chamado de “santo padre”.

E quanto à referência do apóstolo Paulo a “nosso pai Abraão” e sua implicação de que ele mesmo é um pai para Timóteo e Tito? Quando Paulo se refere a Abraão como “nosso pai” em Romanos 4:12, ele não está cometendo o mesmo erro que os fariseus. Paulo está dizendo que a promessa que nos salva foi dada primeiro a Abraão, que acreditou com fé. Paulo está destacando que Deus começou o Seu plano de redenção de todas as nações com Abraão e que Abraão é o modelo de justificação pela fé, à parte da Lei (versículo 3). Paulo não está elevando Abraão ao nível de Deus ou atribuindo um título oficial a Abraão, mas apenas reconhecendo sua fé. Abraão é o “pai” metafórico de todos os que acreditam em Cristo, no sentido de que ele é o protótipo da fé.

Quando Paulo chama Timóteo e Tito de seus “filhos” (veja 1 Timóteo 1:2, 18; 2 Timóteo 1:2; e Tito 1:4), ele está simplesmente afirmando que foi uma figura paterna para aqueles a quem ensinou o evangelho. Paulo se comprometeu a ensinar, corrigir e treinar seus protegidos. Ele era mais do que um professor para Timóteo e Tito; ele era como um pai porque os amava muito e era um guia para eles em seus ministérios. Paulo não estava se colocando no lugar de Deus, e nunca exigiu que alguém o chamasse de “pai”. Ao se referir a Timóteo e Tito como seus filhos, Paulo estava expressando seu amor por eles. Paulo cuidava deles como um pai ama seus filhos e busca seu bem-estar.

Assim como não há nada de errado em usar a palavra pai metaforicamente, não há nada de errado em chamar nossos pais terrenos de “pai” e “mãe”. Ao fazer isso, não estamos dando a nossos pais um título elevado ou posição que pertence somente a Deus. Nossos pais terrenos são dignos de honra, e devemos honrar nossos pais diariamente no espírito de Êxodo 20:12, Mateus 15:4 e Efésios 6:1–3.

The Cross Pendant

He is a cross pendant.
He is engraved with a unique Number.
He will mail it out from Jerusalem.
He will be sent to your Side.
Emmanuel

Buy Now

bible verses about welcoming immigrants

Bible Verses About Welcoming ImmigrantsEmbracing the StrangerAs we journey through life, we often encounter individuals who are not of our nationality......

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help