Qual foi o impacto de Friedrich Nietzsche sobre a fé cristã?

Você tem alguma pergunta sobre Deus, Jesus, a Bíblia ou teologia? Você precisa de ajuda para entender um versículo ou passagem da Bíblia? Há alguma questão espiritual em sua vida para a qual você precisa de conselho ou orientação?


Friedrich Nietzsche (1844-1900) nasceu em Rochen, na Prússia, filho de um pastor luterano que acabou morrendo de uma doença no cérebro. As mulheres na vida de Nietzsche (mãe, irmã, duas tias e avó) dominaram fortemente sua infância. Embora tenha tido uma educação religiosa forte, Nietzsche rejeitou o cristianismo inicialmente na faculdade e mais fortemente enquanto servia no corpo médico prussiano.

Aqueles que influenciaram Nietzsche em um sentido filosófico incluíram Heráclito (ato de tornar-se), Kant (agnosticismo), Schopenhauer (ateísmo), Darwin (evolução), F. A. Lange (materialismo) e Voltaire (anticristianismo, antissupernaturalismo). As obras escritas de Nietzsche incluem Assim falou Zaratustra, Além do bem e do mal, Genealogia da moral, O anticristo e Ecce Homo, uma autobiografia escrita perto do fim de sua vida.

A inclinação filosófica de Nietzsche era o existencialismo; ele foi um dos poucos existencialistas a confessar que, sem Deus, a vida não tem um significado final (ou seja, niilismo) e não há valores morais objetivos. Com relação à moralidade, Nietzsche admitiu: "Você tem o seu caminho. Eu tenho o meu caminho. Quanto ao caminho certo, o caminho correto e o único caminho, ele não existe" (parafraseado de Assim falou Zaratustra, trans. por Walter Kaufmann, Penguin Books, 1966, p. 195 em inglês).

Nietzsche se opunha furiosamente ao cristianismo e declarou que Deus estava morto em sua obra curta de 1882, "A Parábola do Louco". Entretanto, ele reconheceu que sua rejeição à fé cristã não era racional, mas sim volitiva: "É nossa preferência que decide contra o cristianismo, não os argumentos" (citado por Henri Lubac, O Drama do Humanismo Ateu, Ignatius Press, 1995, p. 49 em inglês). Por estar comprometido com a evolução e a sobrevivência do mais apto, Nietzsche tinha grande desprezo por Cristo por causa da misericórdia que Ele demonstrou para com os fracos e marginalizados: "O que é mais nocivo do que qualquer vício? - Simpatia prática pelos desvalidos e fracos - o cristianismo. . . . A humanidade . . . não precisa agradecer à mera tolerância e ao humanitarismo por sua própria existência" (O Anticristo, trans. by H. L. Mencken, Alfred A. Knopf, 1924, pp. 43, 63). Essa postura pode ter tido alguma influência em seu antissemitismo: "Toda a história de Israel deixou de ter qualquer valor: fora com ela!" (ibid., p. 84).

Como muitos ateus, Nietzsche erroneamente via a fé cristã como uma epistemologia (ou seja, um método para obter conhecimento) versus uma resposta ao conhecimento previamente adquirido: "Mas quando a fé é assim exaltada acima de tudo, segue-se necessariamente que a razão, o conhecimento e a investigação paciente têm de ser desacreditados: o caminho para a verdade torna-se um caminho proibido" (ibid., p. 76). Ele chegou a dizer: "O que quer que um teólogo considere verdadeiro deve ser falso: aí você tem quase um critério de verdade" (ibid., pp. 51-52, ênfase no original).

Em sua essência, a filosofia de Nietzsche consistia em um ódio e uma rejeição ao amor. Sobre o amor, ele escreveu: "Quando um homem está apaixonado, ele suporta mais do que em qualquer outro momento; ele se submete a qualquer coisa. O problema era criar uma religião que permitisse amar: dessa forma, o pior que a vida tem a oferecer é superado - quase nem é percebido: Eu as chamo de três ingenuidades cristãs" (ibid., p. 77, ênfase no original).

Em 1889, aos 44 anos de idade, Nietzsche sofreu um colapso psicótico e foi internado em um asilo mental na Basiléia, Suíça. Mais tarde, foi transferido para o asilo de Jena, na Alemanha. Por mais de um ano, Nietzsche permaneceu em um estado de completo colapso mental e morreu em agosto de 1900.

Hoje em dia, o relativismo, o naturalismo e o niilismo de Nietzsche continuam a afetar a filosofia, a arte e a cultura. Sua rejeição desafiadora da religião, especialmente do cristianismo, e sua defesa da violência e da busca do ego fazem de suas ideias a antítese do amor e do autossacrifício bíblicos. Várias pessoas tentaram, com pouco sucesso, integrar as ideias de Nietzsche à religião, criando filosofias como o "ateísmo cristão".

The Cross Pendant

He is a cross pendant.
He is engraved with a unique Number.
He will mail it out from Jerusalem.
He will be sent to your Side.
Emmanuel

Buy Now

bible verses about welcoming immigrants

Bible Verses About Welcoming ImmigrantsEmbracing the StrangerAs we journey through life, we often encounter individuals who are not of our nationality......

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help