Como a Bíblia define o sucesso?

Você tem alguma pergunta sobre Deus, Jesus, a Bíblia ou teologia? Você precisa de ajuda para entender um versículo ou passagem da Bíblia? Há alguma questão espiritual em sua vida para a qual você precisa de conselho ou orientação?


Quando o Rei Davi estava prestes a morrer, ele deu a seu filho, Salomão, o seguinte conselho: “Guarda os preceitos do SENHOR, teu Deus, para andares nos seus caminhos, para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na Lei de Moisés, para que prosperes em tudo quanto fizeres e por onde quer que fores” (1 Reis 2:3). Observe que Davi não disse a seu filho para construir seu reino com grandes exércitos, nem para reunir riquezas de outras terras ou para derrotar seus inimigos em batalha. Em vez disso, sua fórmula para o sucesso era seguir a Deus e obedecê-lo. Quando Salomão se tornou rei, ele não pediu ao Senhor por riqueza e poder, mas por sabedoria e discernimento para liderar o Seu povo. Deus ficou satisfeito com este pedido e concedeu-o, dando a Salomão um coração sábio e compreensivo, mais do que qualquer homem jamais tivera antes. Deus também deu a Salomão as coisas pelas quais ele não pediu - riquezas e honra entre os homens (1 Reis 3:1-14). Salomão aceitou o conselho de seu pai, pelo menos durante a maior parte do seu reinado, e refletiu sobre isso em seus escritos em Provérbios: “Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do teu coração e acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens” (Provérbios 3:1-4).

Jesus reiterou este ensinamento no Novo Testamento quando declarou qual é o maior mandamento: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes” (Marcos 12:30-31). Amar a Deus significa obedecê-lo e guardar Seus mandamentos (João 14:15, 23-24). O primeiro passo neste processo é aceitar o dom gratuito de vida eterna oferecida por Jesus Cristo (João 3:16). Este é o começo do verdadeiro sucesso bíblico. Quando o dom é recebido, a transformação começa. O processo é realizado não pela vontade humana, mas pelo Espírito Santo de Deus (João 1:12-13). Como isso acontece e qual é o resultado? Acontece primeiro quando confiamos no Senhor e o obedecemos. Ao obedecermos, Ele nos transforma, dando-nos uma natureza completamente nova (1 Coríntios 5:17). À medida que passamos por dificuldades e tempos difíceis, que a Bíblia chama de “provações”, somos capazes de suportar com grande paz e direção, e começamos a entender que Deus usa essas provações para fortalecer a nossa pessoa interior (João 16:33; Tiago 1:2). Em outras palavras, problemas na vida não nos levam a falhar, mas a passar por eles com a graça e sabedoria de Deus. Quando obedecemos a Deus, nós nos libertamos das maldições deste mundo - ódio, ciúmes, vícios, confusão, complexos de inferioridade, raiva, amargura, falta de perdão, egoísmo e muito mais.

Além disso, os seguidores de Cristo (os cristãos) possuem e exibem o fruto do Espírito de Deus que reside em seus corações - amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gálatas 5:22-23). Temos à nossa disposição conhecimento para saber o que fazer e para onde ir (Provérbios 3: 5-6), quantidades desimpedidas de sabedoria (Tiago 1:5) e a paz que excede todo o entendimento (Filipenses 4:7). À medida que crescemos e amadurecemos em Cristo, começamos a pensar não apenas em nós mesmos, mas nos outros. Nossa maior alegria se torna o que podemos fazer pelos outros e dar aos outros, e como podemos ajudá-los a crescer e prosperar espiritualmente. Este é o verdadeiro sucesso, porque uma pessoa pode ter todo o poder, dinheiro, popularidade e prestígio que o mundo tem a oferecer, mas se sua alma é vazia e amarga, o sucesso mundano é realmente um fracasso. “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?” (Mateus 16:26).

Uma última palavra sobre o sucesso bíblico. Embora a transformação da nossa vida interior seja a meta de Deus para nós, Ele também abundantemente oferece bons dons físicos a Seus filhos (comida, roupas, casas, etc.) e adora fazê-lo (Mateus 6:25-33). No entanto, a maioria de nós, em um momento ou outro, foca-se nos presentes e não no Doador. Aí é quando regredimos em nosso contentamento e alegria e saciamos o trabalho transformador do Espírito dentro de nós, porque estamos nos concentrando nas coisas erradas. Pode ser por isso que o Senhor às vezes limita sua dádiva a nós - para que não tropecemos nos dons e nos afastemos dEle.

Imagine as duas mãos. Na mão direita há a oferta de verdadeiro contentamento, a capacidade de lidar com os problemas da vida sem sermos esmagados por eles, a paz surpreendente que nos acompanha em todas as circunstâncias, sabedoria para saber o que fazer, conhecimento e direção constante para a vida, amor pelos outros, aceitação de nós mesmos, alegria constante e, no final da vida, uma eternidade com o Deus que livremente dá todos esses dons. A outra mão contém todo o dinheiro, poder e "sucesso" que o mundo tem para oferecer, sem o que a mão direita possui. Qual você escolheria? A Bíblia diz: "porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração" (Mateus 6:21). Aquilo que está na mão direita é a definição bíblica de sucesso.

The Cross Pendant

He is a cross pendant.
He is engraved with a unique Number.
He will mail it out from Jerusalem.
He will be sent to your Side.
Emmanuel

Buy Now

bible verses about welcoming immigrants

Bible Verses About Welcoming ImmigrantsEmbracing the StrangerAs we journey through life, we often encounter individuals who are not of our nationality......

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help