O que é a epistemologia?

Você tem alguma pergunta sobre Deus, Jesus, a Bíblia ou teologia? Você precisa de ajuda para entender um versículo ou passagem da Bíblia? Há alguma questão espiritual em sua vida para a qual você precisa de conselho ou orientação?


A epistemologia lida com o ramo da filosofia dedicado à natureza e ao alcance do conhecimento. Ele aborda as questões: "O que é conhecimento?" "Como o conhecimento é adquirido?" "O que as pessoas sabem?" "Como sabemos o que sabemos?" "Por que sabemos o que sabemos?"

A epistemologia é tipicamente dividida em duas categorias. A primeira, o conhecimento proposicional, pode ser descrita como "conhecimento que" em oposição a "conhecimento como". Em matemática, por exemplo, o conhecimento é que 1 + 1 = 2, mas também existe o conhecimento de como fazer matemática. A segunda é o conhecimento pessoal. O conhecimento pessoal é adquirido experimentalmente. Por exemplo, o conhecimento teórico da física envolvida na manutenção de um estado de equilíbrio ao andar de bicicleta não pode ser substituído pelo conhecimento prático (pessoal) adquirido ao praticar ciclismo.

A epistemologia também lida com declarações de crença. O conhecimento está vinculado à crença e, portanto, a declaração de crença de alguém não pode entrar em conflito com o conhecimento de alguém. Por outro lado, o conhecimento sobre uma crença não implica necessariamente um endosso de sua verdade. Por exemplo, "Eu sei sobre a religião do Islã, mas não acredito nela", é uma afirmação coerente.

A crença é considerada subjetiva, enquanto a verdade é considerada uma realidade objetiva, independente das crenças ou experiências do indivíduo. Embora se possa "acreditar" que o ateísmo seja verdadeiro, tal inclinação não faz nenhuma diferença em o ateísmo ser realmente verdadeiro ou não. A verdade permanece independente e transcendente das crenças e opiniões de alguém sobre a realidade.

Qual é o fundamento da epistemologia? A ciência e a razão dedutiva, por meio das quais se pode adquirir conhecimento, pressupõe que o universo seja lógico e ordenado e que obedeça a leis matemáticas consistentes no tempo e no espaço. Embora as condições em diferentes regiões do espaço possam ser radicalmente diversas, ainda assim existe uma uniformidade subjacente.

O cristão – que acredita em uma realidade causal transcendente – espera que haja ordem no universo. Visto que a Bíblia ensina que Deus sustenta todas as coisas pelo Seu poder (Hebreus 1:3), o cristão espera que o universo se comporte de forma ordenada e racional. Uma vez que Deus é onipresente e consistente em Si mesmo, o cristão espera que todas as regiões do universo obedeçam às mesmas leis, mesmo que as condições físicas de diferentes regiões do universo possam ser diferentes.

Deus transcende o tempo (2 Pedro 3:8). Assim, embora as condições no passado possam ter sido diferentes das atuais, as leis da natureza não estão sujeitas a mudanças arbitrárias. O cristão tem uma fundação sobre a qual basear sua suposição de que o universo é sustentado de maneira consistente e, portanto, tem uma base sobre a qual obter conhecimento.

The Cross Pendant

He is a cross pendant.
He is engraved with a unique Number.
He will mail it out from Jerusalem.
He will be sent to your Side.
Emmanuel

Buy Now

bible verses about welcoming immigrants

Bible Verses About Welcoming ImmigrantsEmbracing the StrangerAs we journey through life, we often encounter individuals who are not of our nationality......

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help