Quais são os motivos bíblicos para o divórcio?

Você tem alguma pergunta sobre Deus, Jesus, a Bíblia ou teologia? Você precisa de ajuda para entender um versículo ou passagem da Bíblia? Há alguma questão espiritual em sua vida para a qual você precisa de conselho ou orientação?


Quando se discute o que a Bíblia diz sobre o divórcio, é importante ter em mente as palavras de Malaquias 2:16: “‘Eu odeio o divórcio’, diz o Senhor, o Deus de Israel." Qualquer que seja o fundamento que a Bíblia possivelmente dê para o divórcio, isso não significa que Deus deseja que o divórcio ocorra nesses casos. Ao invés de perguntar se ______ é um motivo para o divórcio, muitas vezes a pergunta deveria ser: "é _______ um motivo para o perdão, restauração e/ou aconselhamento?"

A Bíblia dá dois motivos claros para o divórcio: (1) a imoralidade sexual (Mateus 5:32; 19:9) e (2) o abandono por um incrédulo (1 Coríntios 7:15). Mesmo nesses dois casos, porém, o divórcio não é necessário, ou mesmo encorajado. O máximo que se pode dizer é que a imoralidade sexual e o abandono têm a permissão de Deus para o divórcio. A confissão, o perdão, a reconciliação e a restauração são sempre os primeiros passos. O divórcio só deve ser visto como o último recurso.

Existem motivos para o divórcio além do que a Bíblia diz explicitamente? Talvez, mas não devemos presumir ou supor sobre a Palavra de Deus. É muito perigoso ir além do que diz a Bíblia (1 Coríntios 4:6). Os motivos adicionais mais frequentes sobre os quais as pessoas perguntam são maus-tratos (físicos ou emocionais), o abuso de crianças (emocional, físico ou sexual), vício em pornografia, uso de drogas/álcool, crime/prisão e a má gestão das finanças (tais como através de um vício do jogo). Não se pode reivindicar que nenhum deles seja um motivo bíblico explícito para o divórcio.

No entanto, isso não significa necessariamente que Deus não aprovaria nenhum deles como um motivo para o divórcio. Por exemplo, não podemos imaginar que seria o desejo de Deus que uma esposa ficasse com um marido que abuse dela ou dos filhos fisicamente. Em tal caso, a mulher e os filhos devem definitivamente separar-se do marido/pai abusivo. No entanto, mesmo em tal situação, um tempo de separação com o objetivo de arrependimento e restauração deve ser o ideal, não necessariamente imediatamente começar o processo de divórcio. Por favor, entenda que ao afirmar que as situações acima não são bases bíblicas para o divórcio, definitivamente não estamos dizendo que um homem/mulher cujo cônjuge esteja envolvido em tais atividades deva permanecer na situação. Se houver qualquer risco para si ou para as crianças, a separação é um bom e apropriado passo.

Uma outra maneira de avaliar esta questão é diferenciar entre fundamentos bíblicos para o divórcio e fundamentos bíblicos para o divórcio e novo casamento. Alguns interpretam os dois fundamentos bíblicos para o divórcio mencionados acima como os únicos motivos para um novo casamento, mas permitem o divórcio sem um novo casamento em outras instâncias. Embora esta seja uma interpretação plausível, parece chegar muito perto de presumir sobre a Palavra de Deus. Para um estudo mais detalhado, por favor leia os dois artigos seguintes:

The Cross Pendant

He is a cross pendant.
He is engraved with a unique Number.
He will mail it out from Jerusalem.
He will be sent to your Side.
Emmanuel

Buy Now

bible verses about welcoming immigrants

Bible Verses About Welcoming ImmigrantsEmbracing the StrangerAs we journey through life, we often encounter individuals who are not of our nationality......

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help