AniquilacionismoBrevemente Considerado

aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis

AniquilacionismoBrevemente Considerado

por

Matt Perman




O aniquilacionismo é uma crença anti-bíblica de que aqueles quevão para o inferno não sofrerão um castigo eterno, mas um dia deixarão de existir.Examinaremos algumas das passagens bíblicas usadas para suportar esta visão eentão, os ensinos da Bíblia sobre a eternidade do inferno.


Vocabulário de destruição

Aspalavras bíblicas “perecer” e “destruição” não se referem à extinção, mas a umaexistência miserável e arruinada, separada de todo bem e de tudo que faz a vidavaliosa. É a eterna ruína de tudo que vale à pena na existência humana. C. S.Lewis {*} faz uma boa consideração quando diz que mesmo quando algo édestruído, ele ainda deixa resíduos. Assim, quando os aniquilacionistasentendem perecer e destruição num sentidoestritamente literal, ainda assim não prova o caso deles porque isso nãosuportaria uma extinção de maneira nenhuma, visto que ainda há resíduos quandoalgo é destruído.

Osaniquilacionistas também apelam ao uso da Bíblia das imagens de fogo paradescrever o julgamento de Deus sobre os ímpios. Eles dizem que o propósito dofogo é consumir e eliminar. Contudo, a Bíblia usa a imagem de fogo para sereferir à grande dor e sofrimento dos ímpios. Ela fala de angústia, não deextinção.


Justiça

Algunsargúem que é contra a justiça de Deus castigar eternamente. Contudo, esta é umaperspectiva centrada no homem. Os pecados contra nós não merecem castigoeterno, mas a Bíblia vê o pecado como um ataque contra o caráter de Deus. Vistoque Deus é de valor infinito, então, os pecados contra Ele são de seriedadeinfinitas e, portanto, são merecedores de castigo eterno.

Se osímpios fossem somente extintos da existência, a justiça não seria completa.Eles não receberiam o que merecem, porque este castigo não estaria em proporçãocom a severidade infinita de atacar a glória de Deus. Que motivação haveriapara os ímpios mudarem se eles fossem somente extintos mais à frente, e nãocastigados eternamente? E se os ímpios são somente aniquilados, por que Jesusadvertiu tanto sobre o inferno quando Ele esteve na terra? Por que Ele nãoadvertiu sobre a extinção para aqueles que recusam Sua graça?


" Tudo em todos"

O quedizer das passagens que dizem que Deus será “tudo em todos”? Se olharmos para 1Coríntios 15:24-28, vemos que Deus será tudo em todos porque Seus inimigosestarão “debaixo de Seus pés” e não serão mais livres para de uma formalibertina desprezar e atacar a santidade de Deus. Eles serão sujeitos a Ele ejulgados, não aniquilados. Isto significa que Deus reinará sobre justo einjustos, não que somente os justos permanecerão. Os três capítulos finais daBíblia confirmam que o castigo eterno do ímpio não é considerado por Deus paraestar em compatibilidade com Seu ser tudo em todos.

O Inferno é Eterno

Nojulgamento, Jesus dirá para os incrédulos: “Apartai-vos de mim, malditos, parao fogo eteno preparado para o diabo e seus anjos” (Mateus 25:41). Esteverso mostra que o inferno não foi originalmente criado para os seres humanos,mas para Satanás e seus demônios. Por causa da rejeição da humanidade de Deus,aqueles que recusam vir a Cristo participarão do destino do diabo. Apocalipse20:10 elabora ainda mais sobre o destino do diabo: “O Diabo,que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e ofalso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos”. Vistoque os incrédulos compartilharão o destino do diabo, e o diabo sofrerá otormento no inferno para sempre, os incrédulos também sofrerão o tormentoeterno. Também observe que Jesus disse que o fogo é eterno, o que não poderiaser dito se o inferno fosse somente temporário.

Mateus 25:46 é um dos mais claros testemunhos de que as pessoas que estão noinferno sofrerão eternamente: “E irão eles [os ímpios] parao castigo eterno, mas os justos para a vida eterna”. Jesusestá traçando um paralelo entre os destinos dos ímpios e dos justos. Visto queambos destinos são ditos ser eternos, “segue-se necessariamente que ambos devemser tomados ou com um lugar de longa duração mais finito, ou ambos como umlugar sem fim e perpétuo. As frases ‘castigo eterno’ e ‘vida eterna’ sãoparalelas e seria um absurdo usá-las numa e mesma sentença para significar: ‘Vidaeterna será infinita, enquanto castigo eterno terá um fim’. Por conseguinte,porque a vida eterna dos santos será sem fim, o castigo eterno também...”(Agostinho, A Cidade de Deus, 1001-2 (21.23)) {**}. Jesus asseveraque no inferno “o fogo não se apaga” (Marcos 9:48). Quando o fogo consome seucombustível, ele desaparece. O fogo do inferno nunca desaparecerá porque o seutrabalho nunca é consumado. Portanto, o fogo nunca desaparece porque o ímpiosofre eterno tormento no inferno, não extinção eventual.


The Cross Pendant

He is a cross pendant.
He is engraved with a unique Number.
He will mail it out from Jerusalem.
He will be sent to your Side.
Emmanuel

Buy Now

bible verses about welcoming immigrants

Bible Verses About Welcoming ImmigrantsEmbracing the StrangerAs we journey through life, we often encounter individuals who are not of our nationality......

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help