Podemos conhecer a Deus porque Ele mesmo resolveu se tornar conhecimento ao homem. O conhecimento que temos de Deus não é fruto de nossa própria descoberta, mas é resultado de sua auto-revelação. Nesse sentido, Deus se fez conhecido através das obras da criação – incluindo o ser humano – e através da Escritura que testifica de Cristo, o resplendor da glória e a expressão exata do ser de Deus (Hebreus 1:3).
Porém, quando falamos sobre como conhecer a Deus, precisamos admitir que é impossível ao homem conhecê-lo plenamente. Algumas pessoas afirmam que ninguém explica Deus e que a teologia é apenas uma tentativa frustrada de tentar entendê-lo. Contudo, embora essas pessoas acertem ao dizer que Deus é inexplicável, elas erram ao pensar que Ele é incapaz de ser entendido.
De fato Deus é o Incompreensível. Mas quando dizemos que Ele é incompreensível, não estamos dizendo que é impossível obter qualquer entendimento acerca de Sua natureza. Estamos apenas dizendo que Deus não pode ser explicado e entendido exaustivamente. Ele é inexplicável, é incompreensível, mas é também cognoscível.
Sim, Deus pode ser verdadeiramente conhecido porque Ele se auto-revelou ao homem. Por isso que a teologia – que é o estudo de Deus – de fato cumpre o seu propósito. Se por um lado ela não consegue explicar exaustivamente Deus, por outro lado ela consegue expor de forma clara todo o conhecimento revelado por Deus através de Sua Palavra, e que é indispensável para a salvação do homem.
A Bíblia afirma em várias partes a incompreensibilidade de Deus. No livro de Jó, por exemplo, lemos o questionamento de Zofar: “Você consegue perscrutar os mistérios de Deus? Pode sondar os limites do Todo-Poderoso? São mais altos que os céus! Que é que você poderá fazer? São mais profundos que as profundezas! O que você poderá saber?” (Jó 11:7,8).
No livro de Salmos também encontramos várias declarações acerca do quão insondável é o nosso Deus. Ao meditar sobre alguns dos atributos de Deus, o rei Davi diz: “Tal entendimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance; é tão elevado que não posso atingir” (Salmo 139:6). Em outro Salmo ainda lemos: “Grande é o nosso Soberano, e tremendo é o Seu poder; é impossível medir o Seu entendimento” (Salmo 145:5).
O profeta Isaías também indagou sobre a incompreensibilidade de Deus: “A quem vocês compararão Deus? Como poderão representá-lo?” (Isaías 40:18). No Novo Testamento encontramos a reflexão do apóstolo Paulo acerca de como Deus é inatingível: “Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos! Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?” (Romanos 11:33,34).
Se por um lado temos o testemunho da Escritura de que Deus é incompreensível, por outro lado a própria Escritura é a auto-revelação de Deus. Isso significa que através dela Deus se faz conhecido ao homem de forma especial.
Por isso há também várias passagens bíblicas que atestam que é possível efetivamente conhecer a Deus. Por exemplo: no Salmo 145 o salmista escreve: “Grande é o Senhor e digno de ser louvado; sua grandeza não tem limites” (Salmo 145:3). Perceba que ao mesmo tempo em que o salmista afirma que a grandeza de Deus não tem limites – e isto significa que Ele é incompreensível – ele também afirma que podemos conhecer a Deus o suficiente a ponto de entendermos que Ele é digno de ser louvado.
Aqui alguém pode perguntar: Como podemos obter conhecimento de Deus? No mesmo capítulo em que Isaías fala sobre como Deus é incomparável e incompreensível, ele também afirma a verdade de que podemos conhecê-lo através da Criação: “Ergam os olhos e olhem para as alturas. Quem criou tudo isso? Aquele que põe em marcha cada estrela do seu exército celestial, e a todas chama pelo nome. Tão grande é o seu poder e tão imensa a sua força, que nenhuma delas deixa de comparecer!” (Isaías 40:26).
Então através da criação podemos receber um conhecimento geral sobre a natureza de Deus que revela que Ele é o Criador e o Sustentador de todas as coisas (Salmo 19:1,2; Atos 17:27,28; Romanos 1:20).
Mas através da Criação não podemos obter um conhecimento especial e salvífico da natureza de Deus. Isso só é possível através da revelação especial de Deus na Escritura quando recebida sob a iluminação do Espírito Santo, visto que “ninguém conhece os pensamentos de Deus, a não ser o Espírito de Deus” (1 Coríntios 2:11).
O conhecimento especial de Deus que obtemos através da Escritura, não é mero conhecimento de fatos sobre Deus, mas é um conhecimento verdadeiro do próprio Deus que nos conduz a um relacionamento pessoal com Ele. Através do profeta Jeremias, Deus declara: “Não se glorie o sábio em sua sabedoria, nem o forte em sua força, nem o rico em sua riqueza. Mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado” (Jeremias 9:23,24).
Por isso o Senhor Jesus não apenas afirma que podemos conhecer a Deus, mas também que esse conhecimento é indispensável à vida eterna. Ele diz: “Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3).
O apóstolo João também escreve sobre como por meio do Cristo revelado na Escritura podemos conhecer a Deus: “Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos Aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (1 João 5:20).
Então podemos conhecer a Deus de forma especial através da Escritura porque a Bíblia é a Palavra de Deus, e ela testifica de Cristo que é a revelação suprema de Deus (João 1:14-18; 14:6; Hebreus 1:1,2). Cristo é o mediador entre o homem e Deus. Por meio d’Ele podemos falar com Deus em oração, podemos ouvir a voz de Deus através de Sua Palavra, podemos nos achegar em adoração diante da Sua presença, e podemos ter consciência de que o próprio Deus habita em nós através do Espírito Santo. Então de fato podemos conhecer a Deus genuinamente.
He is a cross pendant.
He is engraved with a unique Number.
He will mail it out from Jerusalem.
He will be sent to your Side.
Emmanuel
Bible Verses About Welcoming ImmigrantsEmbracing the StrangerAs we journey through life, we often encounter individuals who are not of our nationality......
Who We AreWhat We EelieveWhat We Do
2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.