Quais eram as interpretações shamaíta e hilelita da lei judaica?

Você tem alguma pergunta sobre Deus, Jesus, a Bíblia ou teologia? Você precisa de ajuda para entender um versículo ou passagem da Bíblia? Há alguma questão espiritual em sua vida para a qual você precisa de conselho ou orientação?


Shamai e Hilel foram dois rabinos judeus influentes cujos comentários sobre a Torá moldaram a teologia e a filosofia judaicas por centenas de anos. As escolas shamaíta e hilelita foram as duas abordagens dominantes da lei judaica durante os anos do ministério terreno de Jesus. Infelizmente, a destruição do templo em 70 d.C. resultou na perda da maioria dos registros relacionados aos debates entre esses dois grupos. A escola hilelita rapidamente ganhou o domínio depois que o templo foi destruído, de modo que muito do que sabemos sobre a lei hilelita e shamaíta do primeiro século vem exclusivamente de escritores hilelitas posteriores. Esses escritores retratam a divisão Shamaíta-Hilelita de maneira semelhante à política moderna de dois partidos, com cada lado aparentemente ligado e determinado a contradizer o outro em tudo.

De acordo com a tradição, Shamai era um fariseu que ensinava nos anos imediatamente anteriores ao nascimento de Jesus. Em seu comentário sobre a Lei, ele enfatizou a necessidade dos rituais do templo, e sua interpretação é caracterizada como rigorosa, literalista e centrada em Israel. A escola que seguiu essas interpretações é conhecida como a interpretação shamaíta da lei judaica.

O rabino Hilel, contemporâneo de Shamai, estava menos preocupado com a adoração no templo. Seus comentários são vistos como mais liberais, tolerantes e aceitos pelos gentios. Hilel também era conhecido por codificar os padrões tradicionais de exegese em sete regras individuais. Sua escola hilelita era rival da abordagem shamaíta. Após a destruição do templo, a influência da escola shamaíta se esvaiu, e a filosofia de Hilel tornou-se a abordagem dominante da lei judaica por mais de 400 anos.

Os estudiosos não sabem ao certo quantas das diferenças entre as escolas shamaíta e hilelita são fatuais e quantas são produtos de uma história revisionista. Embora os estudiosos judeus anteriores ao ano 70 d.C. façam referência frequente às divergências entre esses dois grupos, a grande maioria dos registros sobreviventes é de escritores hilelitas. É possível que os hilelitas tenham exagerado algumas das diferenças entre Shamai e Hilel para retratar Hilel sob uma luz mais heroica.

Mesmo com essas questões em aberto, está claro que a interação entre Shamai e Hilel influenciou o judaísmo durante o início da era cristã. A rivalidade entre as duas escolas contribuiu muito para o crescimento da crença do judaísmo de que a lei oral - como a promovida pelas escolas shamaíta ou hilelita - era tão autorizada quanto a Torá escrita.

Alguns estudiosos debatem qual escola, a shamaíta ou a hilelita, teve maior influência na teologia do Novo Testamento. As regras restritivas de Jesus sobre o divórcio ecoam as de Shamai, enquanto Hilel permitia uma gama mais ampla de motivos aceitáveis para terminar um casamento. Jesus também formulou a "Regra de Ouro" usando uma expressão mais desafiadora e positiva, em contraste com a expressão mais leve e negativa de Hilel para a mesma ideia básica. Ao mesmo tempo, Jesus acolhia os não judeus e frequentemente castigava os fariseus por seu excessivo legalismo. O fato é que Jesus apresentou a verdade, e Sua concordância com Shamai ou Hilel era secundária e coincidente. Jesus falou a Palavra do Pai, e Seu ensinamento não pode ser visto como uma defesa de nenhum rabino (João 12:49).

Há também um debate acadêmico sobre a influência de Shamai e Hilel na teologia do apóstolo Paulo. Por um lado, Paulo foi aluno de Gamaliel, que veio da escola Hilelita e pode até ter sido neto de Hilel. Mas, antes de sua conversão, Paulo (Saulo) dificilmente era um fariseu tolerante e favorável aos gentios. Em vez disso, em oposição aos ensinamentos de Gamaliel, Paulo adotou uma postura severa. E em suas cartas, Paulo expressa uma obediência à Lei centrada em Israel, do tipo "tudo ou nada" (Romanos 3:19-28; cf. Tiago 2:10), que muitos estudiosos identificariam mais com Shamai. É claro que, como estava escrevendo a Escritura inspirada, Paulo não estava preocupado com o rabino que poderia ter tido uma influência anterior sobre ele; ele foi "levado pelo Espírito Santo" e escreveu o que o Espírito queria (2 Pedro 1:21).

Em última análise, as diferenças entre as interpretações shamaíta e hilelita da lei judaica são mais uma questão de trivialidade histórica do que uma grande preocupação para o cristianismo. Embora sua influência na teologia judaica possa ter sido significativa, os ensinamentos de Shamai e Hilel são, em última análise, irrelevantes em relação ao conteúdo das Escrituras e aos ensinamentos reais de Jesus Cristo.

The Cross Pendant

He is a cross pendant.
He is engraved with a unique Number.
He will mail it out from Jerusalem.
He will be sent to your Side.
Emmanuel

Buy Now

bible verses about welcoming immigrants

Bible Verses About Welcoming ImmigrantsEmbracing the StrangerAs we journey through life, we often encounter individuals who are not of our nationality......

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help