Qual é o significado da Parábola dos Dois Filhos?

Você tem alguma pergunta sobre Deus, Jesus, a Bíblia ou teologia? Você precisa de ajuda para entender um versículo ou passagem da Bíblia? Há alguma questão espiritual em sua vida para a qual você precisa de conselho ou orientação?


A Parábola dos Dois Filhos pode ser encontrada em Mateus 21:28-32. A história básica é a de um homem com dois filhos que lhes disse para irem trabalhar na vinha. O primeiro filho recusou, mas depois obedeceu e foi. O segundo filho inicialmente expressou obediência, mas na verdade desobedeceu e se recusou a trabalhar na vinha. O filho que acabou fazendo a vontade do pai foi o primeiro filho, porque acabou obedecendo. Jesus então compara o primeiro filho aos cobradores de impostos e às prostitutas - os párias da sociedade judaica - porque eles acreditaram em João Batista e aceitaram "o caminho da justiça" (v. 32), apesar de sua desobediência inicial à Lei.

O principal ponto interpretativo para entender a Parábola dos Dois Filhos é definir para quem Jesus está falando. Para isso, precisamos examinar o contexto geral dessa passagem. O capítulo 21 de Mateus começa com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. O objetivo do evangelho de Mateus é mostrar Jesus como o tão esperado Messias. A multidão responde gritando Hosanas e louvores ao Rei. O primeiro ato do Rei ao entrar em Jerusalém é limpar o templo (21:12-17). Depois disso, vemos Jesus amaldiçoando uma figueira (21:18-22). Esse relato pode parecer uma história isolada, mas Jesus estava fazendo um forte argumento simbólico. A figueira é frequentemente um símbolo de Israel (cf. Oséias 9:10; Joel 1:7). O fato de que a figueira tinha folhas, mas não tinha frutos, simboliza a atividade religiosa de Israel, ou seja, todas as armadilhas da espiritualidade, mas nenhuma substância. Israel pode ter tido as folhas da atividade, mas não o fruto do arrependimento e da obediência a Deus, e é por isso que Jesus lhes diz que as prostitutas e os cobradores de impostos entrarão no reino antes deles (v. 31).

Em Mateus 21:23-27, as autoridades religiosas - os chefes dos sacerdotes e os anciãos - questionam a autoridade de Jesus. Quem é esse Jesus que entra em Jerusalém recebendo os elogios das massas e expulsa os cambistas do templo? O palco está montado para o confronto. É nesse contexto que Jesus conta três parábolas: "Os dois filhos, os agricultores maus e a festa de casamento". Cada uma dessas parábolas é contada aos líderes religiosos judeus, cada uma ilustra a rejeição deles a Jesus e cada uma pronuncia um julgamento sobre Israel por sua rejeição ao Messias. Na Parábola dos Dois Filhos, os líderes de Israel são o segundo filho que alegou obediência, mas não fez a vontade do pai.

The Cross Pendant

He is a cross pendant.
He is engraved with a unique Number.
He will mail it out from Jerusalem.
He will be sent to your Side.
Emmanuel

Buy Now

bible verses about welcoming immigrants

Bible Verses About Welcoming ImmigrantsEmbracing the StrangerAs we journey through life, we often encounter individuals who are not of our nationality......

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help