O Que é Bênção e Qual o Seu Significado na Bíblia?

o capítulo e o versículo onde cada parábola está registrada; o contexto histórico de todas as parábolas; e a interpretação, as lições e o significado de cada parábola de Jesus.

Bênção é basicamente o próprio ato de abençoar ou uma concessão de bem. Como a palavra “bênção” possui uma ampla aplicação, seu significado correto deve ser determinado de acordo com o contexto em que ela aparece.

A palavra bênção pode ser empregada no sentido de “aprovação” ou “consentimento”, como também para se referir a um “presente recebido”, um “favor”, uma “dádiva” etc. Nesse texto entenderemos melhor o que é bênção, e qual o seu significado na Bíblia.

Significado de bênção na Bíblia

No Antigo Testamento a palavra bênção geralmente traduz o hebraico berakhak, que pode significar algo como “bênção”, “fonte de bem/bênção”, “prosperidade”, “louvor de Deus”, “presente” e “acordo de paz”.

Essa palavra aparece em muitas passagens bíblicas se referindo à concessão de bem (Dt 11:26; Pv 10:22; Is 19:24) e muitas vezes contrastando com a maldição (Gn 27:12; Dt 11:26-28; 23:5; 28:2; 33:23). Esse termo também é utilizado para se referir a uma fórmula de palavras que invoca coisas boas, e que constitui propriamente uma “bênção” (Gn 27:36; 38:41; Dt 33:1).

No Novo Testamento a palavra bênção é usada para traduzir o grego eulogia, que pode significar “louvor”, “gratidão”, “invocação de bênção”, “consagração”, “benefício”, “discurso elegante” e outros.

Esse termo é utilizado no Novo Testamento tanto para se referir à invocação de bênçãos (Tg 3:10), como ao bem material no sentido de generosidade (2 Co 9:5) e o bem espiritual transmitido pelo Evangelho (Ef 1:3).

O ato de abençoar na Bíblia

Na Bíblia encontramos o ato de abençoar presente em diferentes aspectos. O principal deles é o de Deus abençoando o homem, de modo que essa bênção sempre é eficiente (Gn 1:28; 12:2; 22:17; Êx 20:24; Dt 1:11; Sm 6:11; Ef 1:3; etc).

O ato de o homem louvar a Deus, expressando sua gratidão em relação a Ele e reconhecendo seus atributos divinos glorificando-o pela sua grandeza, também pode ser entendido como algo equivalente a uma bênção (Sl 63:4; 103:1,2; etc).

Também é notória a bênção do alimento, isto é, o ato de dar graças a Deus pelo alimento. Esse era um costume típico na cultura judaica. O próprio Senhor Jesus quando alimentou as multidões tomou o pão e deu graças a Deus o Pai (Lc 11:24), bem como quando Ele institui a Ceia do Senhor enquanto celebrava a Páscoa e deu graças ao partir o pão (Lc 22:19), ou ainda quando abençoou o pão no momento em que os olhos dos dois discípulos que iam pelo caminho de Emaús foram abertos (Lc 24:30).

Em 1 Coríntios 10:16, o apóstolo Paulo escreveu: “Porventura o cálice de bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo?”. Essa frase não deve ser entendida como uma simples indicação de que a Igreja agradece pelo “cálice de bênção”, mas deve ser entendido com todo seu sentido teológico, isto é, o de agradecer a Deus o Pai pela obra redentora de Cristo a nosso favor.

Temos também o exemplo de alguns homens impetrando uma bênção, como quando o rei e sacerdote Melquisedeque abençoou o patriarca Abraão (Gn 14:19,20), Isaque quando abençoou Jacó (Gn 27:26-40), depois Jacó quando abençoou seus descendentes (Gn 49:1-7), e Moisés quando abençoou o povo de Israel (Dt 33:1-29).

Uma aplicação do ato de abençoar que certamente merece destaque é quando os sacerdotes abençoavam o povo no Antigo Testamento com a bênção sacerdotal (Nm 6:24-26), e da mesma forma os apóstolos também assim fizeram no Novo Testamento (2Co 13:13).

Aqui também devemos fazer uma consideração de que tanto na bênção sacerdotal como na bênção apostólica, é preciso entender que esse ato não é o mesmo que uma oração própria ou um simples desejo de alguém em relação as bênção de Deus. Antes, é o próprio ato de um ministro pronunciando a bênção sobre outras pessoas em nome de Deus (Nm 6:26).

Dessa forma, ao invés de um mero desejo sobre coisas boas, tais bênçãos significam promessas reais, eficazes e garantidas a todos aqueles que a recebem com fé genuína.

The Cross Pendant

He is a cross pendant.
He is engraved with a unique Number.
He will mail it out from Jerusalem.
He will be sent to your Side.
Emmanuel

Buy Now

bible verses about welcoming immigrants

Bible Verses About Welcoming ImmigrantsEmbracing the StrangerAs we journey through life, we often encounter individuals who are not of our nationality......

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help