Por Que os Passos de Um Homem Bom São Confirmados Pelo Senhor?

o capítulo e o versículo onde cada parábola está registrada; o contexto histórico de todas as parábolas; e a interpretação, as lições e o significado de cada parábola de Jesus.

“Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor” é uma declaração bíblica que significa a realidade da bênção divina sobre os fieis. Esse ensino bíblico indica que Deus abençoa e favorece os esforços daqueles que andam conforme a Sua vontade.

Essas palavras fazem parte do Salmo 37 escrito por Davi. Nesse salmo o rei de Israel contrasta o comportamento do justo e do ímpio. Então num certo ponto de sua narrativa ele declara: “Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho” (Salmo 37:23).

Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor

Quando o salmista diz que “os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor”, ele usa um verbo que transmite o sentido de “firmar, amparar e estabelecer”. Ele literalmente escreve: “Da parte do Senhor se estabelecem os passos do homem bom”. Isso significa que Deus cuida dos fieis, dando-lhes provisão e proteção.

Os ímpios, no entanto, vivem uma realidade completamente diferente. Eles pensam que não precisam do cuidado de Deus. Eles acreditam que podem seguir o curso de suas vidas pelo poder de sua própria vontade e pela força de suas mãos.

É verdade que eles até podem alcançar algum sucesso. Mas a prosperidade dos ímpios é passageira; a felicidade deles termina nesta terra. Enquanto os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, os ímpios são colocados em terrenos escorregadios e lançados em destruição (Salmo 73:18).

Também vale dizer que a expressão “homem bom” é usada pelo salmista para designar o justo. Ele não está dizendo que o homem bom é bom em si mesmo, como fruto de sua própria capacidade e vontade. O homem bom a qual o salmista se refere é aquele que é temente ao Senhor e por isso pratica o bem. Ele é chamado de justo, porém a fonte de sua justiça não está nele mesmo, mas em Deus. Depois o novo testamento nos explica que a bondade demonstrada pelos santos é fruto do Espírito Santo que habita neles (Gálatas 5:22).

E deleita-te no seu caminho

Imediatamente após dizer que “os passos de um bom são confirmados pelo Senhor”, o rei Davi completa sua declaração dizendo: “e deleita-te no seu caminho”. Essa parte final do verso bíblico pode ser traduzida como “e Ele se deleita no caminho dele” ou “Ele se compraz no seu progresso”.

Então a palavra “caminho” nessa sentença indica o modo de viver do justo. Isso explica por que os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor. Deus derrama de suas bênçãos de cuidado e proteção sobre aqueles que vivem suas vidas de acordo com a vontade divina.

Aqueles cujos passos são confirmados pelo Senhor, se preocupam em garantir que todos os seus intentos agradem a Deus. O Senhor confirma os passos daqueles que se deleitam nele; daqueles que entregam seus caminhos a Ele (Salmo 37:4,5). Portanto, como Deus se agrada do modo de viver dos santos, Ele dirige seus passos a um resultado favorável.

Calvino explica a declaração “os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho” de uma forma muito interessante. Ele diz que uma vez que Deus contempla que os fiéis agem conscientemente, e não se desviam do caminho que Ele designou, Deus abençoa os esforços deles.

Ainda que caia não ficará prostrado

A verdade de que os passos de um homem são confirmados pelo Senhor não significa que o justo sempre desfrutará de plena prosperidade nesta vida, mas que tudo o que acontece lhe serve de forma positiva; ainda que ele não compreenda completamente.

Ainda que em outro contexto, esse conceito pode nos trazer à mente as palavras do apóstolo Paulo. Ele escreve: “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8:28).

O próprio salmista trata de esclarecer que o justo também está sujeito às calamidades desta vida. Ele escreve: “Ainda que caia, não ficará prostrado; pois o Senhor o sustém com a sua mão” (Salmo 37:24).

Sim, os justos enfrentam provações diárias; eles sofrem aflições e haverá altos e baixos em suas vidas. Porém, a mão do Senhor os sustém firmemente. O Senhor confirma os passos do homem bom e não o abandona jamais; se ele cair a forte mão do Senhor o levantará. Os santos nunca ficarão prostrados em seus sofrimentos!

Os justos não têm outro objetivo em vista senão ordenar suas vidas de acordo com a vontade de Deus. Eles obedecem com prazer o que Deus ordenou. Exatamente por isso os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor.

The Cross Pendant

He is a cross pendant.
He is engraved with a unique Number.
He will mail it out from Jerusalem.
He will be sent to your Side.
Emmanuel

Buy Now

bible verses about welcoming immigrants

Bible Verses About Welcoming ImmigrantsEmbracing the StrangerAs we journey through life, we often encounter individuals who are not of our nationality......

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help