Quem era Zorobabel na Bíblia?

Você tem alguma pergunta sobre Deus, Jesus, a Bíblia ou teologia? Você precisa de ajuda para entender um versículo ou passagem da Bíblia? Há alguma questão espiritual em sua vida para a qual você precisa de conselho ou orientação?


Zorobabel era neto do rei Joaquim de Judá (1 Crônicas 3:17) e, portanto, descendente de Davi. Nascido na Babilônia durante o exílio (entre 587 e 539 a.C.), Zorobabel viajou para Judá depois que o rei Ciro II permitiu que os cativos da Judéia retornassem à sua terra natal para reconstruir o templo (Esdras 1:1-4; 6:3-5, 8-10). O profeta Ageu identifica Zorobabel como o governador de Judá após o exílio (Ageu 1:1; 2:2, 21).

Zorobabel é listado na Bíblia como um ancestral de Jesus Cristo (Mateus 1:12-13; Lucas 3:27). A identidade do pai de Zorobabel é um tanto confusa. Todas as referências na Bíblia, com exceção de uma, citam Sealtiel como o seu pai (Esdras 3:2, 8; 5:2; Neemias 12:1; Ageu 1:1, 12-14; 2:2, 23; Mateus 1:12-13; Lucas 3:27). Isso faria do rei Joaquim seu avô. Mas em 1 Crônicas 3:19, Pedaías, irmão de Sealtiel, é apontado como pai de Zorobabel. Uma solução possível é que Sealtiel era casado, mas morreu antes de ter um filho. De acordo com a lei do casamento levirato, seu irmão Pedaías pode ter ficado com a viúva de Sealtiel, tornando Pedaías o pai biológico de Zorobabel. Outra proposta é que tanto Sealtiel quanto Pedaías tiveram filhos chamados Zorobabel. Uma solução final sugere que o texto em 1 Crônicas contém um erro de escriba.

Zorobabel é um nome babilônico que significa "descendência da Babilônia". Como governador de Judá, Zorobabel foi nomeado como um dos líderes iniciais que supervisionaram a reconstrução do templo de Jerusalém com a ajuda de Josué, o sumo sacerdote (Esdras 3:2-3, 8). Depois de um período de cerca de quatorze meses para se estabelecerem, o povo judeu começou a reconstruir com seriedade. Não demorou muito para que surgisse a oposição dos adversários vizinhos e, por fim, o trabalho foi paralisado por ordem do rei Artaxerxes (Esdras 4:1-24). Apenas a fundação do templo havia sido concluída.

Os alicerces mostraram que esse novo templo seria muito menor do que o original de Salomão, para a decepção daqueles que se lembravam da estrutura anterior: "Porém muitos dos sacerdotes, e levitas e chefes dos pais, já idosos, que viram a primeira casa, choraram em altas vozes quando à sua vista foram lançados os fundamentos desta casa" (Esdras 3:12). O profeta Ageu falou sobre a decepção deles: "Quem há entre vós que, tendo ficado, viu esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é esta como nada diante dos vossos olhos, comparada com aquela? Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o Senhor, e esforça-te, Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos" (Ageu 2:3-4). Zacarias também disse ao povo para não desprezar "o dia das coisas pequenas" (Zacarias 4:10), porque Deus tinha grandes planos para esse novo templo.

Após um atraso de dezessete anos, sob o comando do próximo rei da Pérsia, Dario, os judeus receberam permissão para continuar a reconstrução. Três anos e meio após o início do segundo esforço, o templo foi concluído em 516 a.C.

Em uma das visões de Zacarias, ele recebeu palavras que certamente encorajaram Zorobabel: "E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. Quem és tu, ó grande monte? Diante de Zorobabel tornar-te-ás uma campina; porque ele trará a pedra angular com aclamações: Graça, graça a ela. E a palavra do Senhor veio novamente a mim, dizendo: As mãos de Zorobabel têm lançado os alicerces desta casa; também as suas mãos a acabarão, para que saibais que o Senhor dos Exércitos me enviou a vós" (Zacarias 4:6-9).

Como descendente do rei Davi, Zorobabel foi identificado com o Messias vindouro pelos profetas contemporâneos, Ageu e Zacarias. O povo judeu começou a ver Zorobabel como sua grande esperança de reviver a realeza davídica e de se libertar dos persas.

Ageu declarou que Deus usaria Zorobabel para derrubar e destruir reinos: "Veio a palavra do Senhor segunda vez a Ageu, ao vigésimo quarto dia do mês, dizendo: Fala a Zorobabel, governador de Judá: Farei abalar o céu e a terra; derribarei o trono dos reinos e destruirei a força dos reinos das nações; destruirei o carro e os que andam nele; os cavalos e os seus cavaleiros cairão, um pela espada do outro. Naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, tomar-te-ei, ó Zorobabel, filho de Salatiel, servo meu, diz o Senhor, e te farei como um anel de selar, porque te escolhi, diz o Senhor dos Exércitos" (Ageu 2:20-23).

Como um selo de autoridade real, o "anel de sinete" é uma metáfora messiânica. Em Jeremias 22:24-25, Deus disse que se Joaquim (o avô de Zorobabel) fosse o Seu anel de sinete, Ele o rejeitaria. Assim, Ageu estava dizendo que, por meio de Zorobabel, Deus reverteria a maldição que havia pronunciado sobre Joaquim. Deus colocaria o neto do rei iníquo como um anel de sinete em Seu dedo. Da mesma forma, as palavras "naquele dia" apontam para um futuro cumprimento messiânico da mensagem de Ageu.

Embora o templo de Zorobabel fosse menor do que o de Salomão, Deus prometeu uma glória maior: "A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos", disse o Senhor (Ageu 2:9). A glória concedida ao templo de Zorobabel veio séculos depois, quando Jesus Cristo, o Filho de Deus, entrou nos pátios do templo. O templo de Salomão nunca recebeu a visita do Messias, mas o de Zorobabel, sim.

Curiosamente, mesmo antes de o templo ser concluído e dedicado, o nome de Zorobabel desaparece do registro bíblico. É possível que Zorobabel tenha retornado à Babilônia logo após terminar seu trabalho no templo, ou pode ser que os persas temessem uma revolta judaica e tenham mandado remover ou executar Zorobabel. Independentemente disso, Zorobabel é reverenciado como um dos grandes heróis da Bíblia, trabalhando para reconstruir a casa de adoração do Senhor e brilhando como um farol para o Messias vindouro.

Embora o templo que Zorobabel ajudou a reconstruir fosse pequeno em comparação com o tamanho e a grandiosidade do templo de Salomão, ele foi muito mais antigo do que este. De fato, o templo de Zorobabel ainda estava de pé 500 anos depois, quando o Messias prometido, Jesus Cristo, entrou em seus átrios.

The Cross Pendant

He is a cross pendant.
He is engraved with a unique Number.
He will mail it out from Jerusalem.
He will be sent to your Side.
Emmanuel

Buy Now

bible verses about welcoming immigrants

Bible Verses About Welcoming ImmigrantsEmbracing the StrangerAs we journey through life, we often encounter individuals who are not of our nationality......

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help