O que é a teologia cristã liberal?

Você tem alguma pergunta sobre Deus, Jesus, a Bíblia ou teologia? Você precisa de ajuda para entender um versículo ou passagem da Bíblia? Há alguma questão espiritual em sua vida para a qual você precisa de conselho ou orientação?


No ensino "cristão liberal", que não é cristão de forma alguma, a razão do homem é o foco principal e é tratada como a autoridade final. Teólogos liberais procuram conciliar o Cristianismo com a ciência secular e "pensamento moderno". Ao fazerem isso, tratam a ciência como onisciente e a Bíblia como uma falsidade cheia de fábulas. Os capítulos iniciais de Gênesis são reduzidos a poesia ou fantasia, com uma mensagem que não deve ser tomada literalmente (apesar de Jesus ter falado desses primeiros capítulos em termos literais). A humanidade não é vista como totalmente depravada; sendo assim, os teólogos liberais têm uma visão otimista do futuro da humanidade. O evangelho social também é enfatizado, ao mesmo tempo negando a incapacidade do homem pecador de cumpri-lo. Se uma pessoa é salva do seu pecado e de sua penalidade no inferno já não é a questão; o principal é como o homem trata o seu próximo. O "amor" ao próximo torna-se a questão de definição. Como resultado deste raciocínio por teólogos liberais, as seguintes doutrinas são ensinadas pelos teólogos liberais quase-cristãos:

1) A Bíblia não é "inspirada por Deus" e tem erros. Devido a essa crença, o homem (os teólogos liberais) deve determinar quais ensinamentos são corretos e quais não são. A crença de que a Bíblia é "inspirada" (no sentido original dessa palavra) por Deus somente é assumida pelos simplórios. Isso contradiz diretamente 2 Timóteo 3:16-17: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra."

2) O nascimento virginal de Cristo é um ensino mitológico falso. Isso contradiz diretamente Isaías 7:14 e Lucas 2.

3) Jesus não ressuscitou do túmulo em forma corpórea. Isso contradiz os relatos da ressurreição em todos os quatro Evangelhos e todo o Novo Testamento.

4) Jesus era um bom professor de moral, mas os Seus seguidores tomaram liberdades com a história da Sua vida como registrada na Bíblia (não houve milagres "sobrenaturais"), com os evangelhos tendo sido escritos muitos anos mais tarde e apenas atribuídos aos primeiros discípulos a fim de dar maior peso aos seus ensinamentos. Isto contradiz a passagem de 2 Timóteo e a doutrina da preservação sobrenatural das Escrituras por Deus.

5) O inferno não é real. O homem não está perdido no pecado e não está condenado a algum julgamento futuro sem um relacionamento com Cristo através da fé. O homem pode ajudar a si mesmo; nenhuma morte sacrificial por Cristo é necessária pois um Deus amoroso não iria enviar as pessoas para um lugar como o inferno e também porque o homem não nasce no pecado. Isto contradiz o próprio Jesus, que declarou-se como o caminho para Deus através da Sua morte expiatória (João 14:6).

6) A maioria dos autores humanos da Bíblia não são as pessoas tradicionalmente aceitas. Por exemplo, Moisés não escreveu os primeiros cinco livros da Bíblia. O Livro de Daniel teve dois autores porque de forma alguma as "profecias" detalhadas dos capítulos posteriores poderiam ter sido conhecidas antes do tempo; devem ter sido escritas depois do ocorrido. O mesmo pensamento é transportado para os livros do Novo Testamento também. Estas ideias contradizem não apenas as Escrituras, mas também os documentos históricos que confirmam a existência de todas as pessoas que os liberais negam.

7) A coisa mais importante que o homem pode fazer é "amar" o seu próximo. A coisa amorosa a fazer em qualquer situação não é o que a Bíblia diz que é bom, mas o que os teólogos liberais decidem que é bom. Isto nega a doutrina da depravação total, que afirma que o homem não é capaz de fazer nada de bom e amoroso (Jeremias 17:9) até ser redimido por Cristo e receber uma nova natureza (2 Coríntios 5:17).

Há muitos pronunciamentos das Escrituras contra aqueles que negam a divindade de Cristo, o que o Cristianismo liberal faz (2 Pedro 2:1); e contra quem pregar outro evangelho além do que foi pregado pelos apóstolos, o que os teólogos liberais fazem ao negarem a necessidade da morte expiatória de Cristo e pregarem um evangelho social em seu lugar (Gálatas 1:8). A Bíblia condena aqueles que chamam o mal de bem e o bem de mal (Isaías 5:20), o que algumas igrejas liberais fazem ao aceitarem a homossexualidade como um estilo de vida alternativo, enquanto a Bíblia condena repetidamente a sua prática.

As Escrituras falam contra aqueles que clamam "paz, paz", quando não há paz (Jeremias 6:14); os teólogos liberais fazem isso ao dizerem que o homem pode alcançar a paz com Deus sem o auxílio do sacrifício de Cristo na cruz e que o homem não precisa se preocupar sobre um futuro julgamento diante de Deus. A Palavra de Deus fala de um tempo em que os homens têm uma forma de piedade, mas negam o seu poder (2 Timóteo 3:5); e é isso o que a teologia liberal faz quando afirmam que há alguma bondade interior no homem que não requer um renascimento pelo Espírito Santo através da fé em Cristo. A Bíblia também fala contra aqueles que servem a ídolos em vez do único e verdadeiro Deus (1 Crônicas 16:26); o que o Cristianismo liberal faz na medida em que cria um falso deus de acordo com o seu próprio gosto ao invés de adorar a Deus como Ele é descrito por toda a Bíblia.

The Cross Pendant

He is a cross pendant.
He is engraved with a unique Number.
He will mail it out from Jerusalem.
He will be sent to your Side.
Emmanuel

Buy Now

bible verses about welcoming immigrants

Bible Verses About Welcoming ImmigrantsEmbracing the StrangerAs we journey through life, we often encounter individuals who are not of our nationality......

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help