O que a Bíblia diz sobre a força?

Você tem alguma pergunta sobre Deus, Jesus, a Bíblia ou teologia? Você precisa de ajuda para entender um versículo ou passagem da Bíblia? Há alguma questão espiritual em sua vida para a qual você precisa de conselho ou orientação?


A palavra força e suas derivadas são mencionadas mais de 360 vezes na Bíblia, aplicando-se tanto à força natural quanto à sobrenatural. A palavra grega katei significa “poder, força, potência”. Na Bíblia, a força é muitas vezes ligada ao poder de Deus. Os crentes devem ser “fortalecidos no Senhor e na força do seu poder” (Efésios 6:10). O poder ilimitado de Cristo é a fonte de força para aqueles que pertencem a Ele.

De acordo com a Bíblia, a força que temos não é nossa. Em última análise, vem de Deus. “Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força..., mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor” (Jeremias 9:23-24).

Não importa quão fortes pensemos que somos, “a carne é fraca” (Marcos 14:38). Deixados por nossa própria conta, cairemos em tentação e falharemos em qualquer esforço digno. A fraqueza inerente à natureza humana é o motivo pelo qual a Bíblia nos recomenda à força do Senhor. O “poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Coríntios 12:9). À medida que aprendemos a confiar na força de Deus em vez da nossa, ganhamos novas alturas: “O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente” (Habacuque 3:19).

O Senhor dá a Seus filhos força para ministrar aos outros (1 Timóteo 1:12; 1 Pedro 4:11), força para enfrentar perseguição (2 Timóteo 1:8) e força para vencer a morte (1 Coríntios 15:57).

A força de Deus na Bíblia é facilmente vista em muitas de Suas obras. Ele criou o mundo e tudo o que nele há com o poder da Sua palavra. Ele abriu o Mar Vermelho, fez o sol parar, ressuscitou os mortos e realizou muitos outros grandes e gloriosos feitos. “Louvai-o pelos seus poderosos feitos” (Salmo 150:2). “É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel” (Salmo 121:4), porque o Deus de todo o poder não precisa de descanso.

A Bíblia enfatiza a força de Deus em nossa salvação. O homem de modo algum pode salvar a si mesmo. Só Deus pode salvar. Paulo deixa isso bem claro: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8- 9). Esses dois versículos são o resumo mais contundente da dinâmica da salvação encontrado em qualquer lugar da Bíblia. Eles nos ajudam a entender o contraste entre o desamparo total do homem e a força insuperável de Deus. “Um só é Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer” (Tiago 4:12).

A Bíblia ilustra a força de Deus para salvar na história de Gideão. Os israelitas estavam enfrentando um exército midianita descrito como “gafanhotos em multidão” com “seus camelos em multidão inumerável como a areia que há na praia do mar” (Juízes 7:12). Gideão reuniu suas tropas, e elas somavam 32.000. Deus disse que eram muitos, e Gideão os reduziu para 10.000 (Juízes 7:2–3). Ainda eram muitos, disse Deus, e Ele reduziu as forças de Gideão a meros 300 homens (versículos 7–8). Deus havia declarado Seu propósito em reduzir o exército israelita a quase nada no versículo 2: “É demais o povo que está contigo, para eu entregar os midianitas nas suas mãos; Israel poderia se gloriar contra mim, dizendo: A minha própria mão me livrou.” No final, os midianitas são derrotados, Deus é glorificado e Israel é salvo. A salvação não veio pela força humana, mas somente pela força do Senhor operando por meio de homens de fé.

Nossa força é encontrada em Cristo – em termos um relacionamento vibrante e dinâmico com Ele. É Cristo quem nos capacita a fazer o que for necessário para cumprir a vontade de Deus: “... tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13). Não há outra fonte que dê ao homem forças para vencer o mundo com suas provações e tentações.

A Bíblia diz que nossa força está, paradoxalmente, relacionada à entrega: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7). Nós nos alinhamos com a força de Deus através de nossa total submissão a Ele; então seremos capazes de resistir às ciladas do maligno. “Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo” (Efésios 6:10-11).

Aqueles que confiam na força de Deus dia a dia encontrarão nEle uma fonte inesgotável de energia: “Bem-aventurado o homem cuja força está em ti... Vão indo de força em força; cada um deles aparece diante de Deus em Sião” (Salmo 84:5, 7). Como filhos de Deus, somos fortalecidos por Sua graça (Hebreus 13:9), por nosso tempo gasto em oração (Lucas 18:1) e pela promessa de que Deus recompensará nossos esforços (Gálatas 6:9). Muitos ao nosso redor podem ficar cansados e desfalecidos, mas “os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Isaías 40:31).

The Cross Pendant

He is a cross pendant.
He is engraved with a unique Number.
He will mail it out from Jerusalem.
He will be sent to your Side.
Emmanuel

Buy Now

bible verses about welcoming immigrants

Bible Verses About Welcoming ImmigrantsEmbracing the StrangerAs we journey through life, we often encounter individuals who are not of our nationality......

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help