O que é a graça santificante?

Você tem alguma pergunta sobre Deus, Jesus, a Bíblia ou teologia? Você precisa de ajuda para entender um versículo ou passagem da Bíblia? Há alguma questão espiritual em sua vida para a qual você precisa de conselho ou orientação?


A palavra graça denota o amor e o favor não merecidos de Deus para com os seres humanos. Em termos gerais, pode ser entendida como bondade ou bênçãos de Deus que não merecemos. A palavra santificar, no que diz respeito à vida de um cristão, significa "separar uma pessoa para a santidade" ou "torná-la santa".

O que é, então, a graça santificante?

Na doutrina católica romana, a graça santificante refere-se a uma infusão sobrenatural específica da graça de Deus que torna uma pessoa santa e agradável a Deus. Graça deificante e graça aperfeiçoadora são outros termos para a graça santificante, que se acredita ser transmitida por meio do sacramento católico do batismo. A Igreja Romana ensina que, no batismo, momento em que a graça santificadora é recebida, a pessoa se torna parte do corpo de Cristo e é capaz de receber graças adicionais para viver uma vida santa.

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, a graça santificadora também é chamada de "graça da justificação" porque é a graça que torna uma alma aceitável ou justificada perante Deus. Essa graça transforma um pecador em um filho santo de Deus. A Igreja Católica diz que a graça santificante é uma substância permanente que adere à alma, a menos que a pessoa rejeite a Deus cometendo um pecado mortal. Entretanto, devido à grande misericórdia de Deus, a graça santificante pode ser restaurada por meio do arrependimento e do sacramento da penitência.

As igrejas Wesleyana e Metodista também ensinam um conceito de graça santificadora. John Wesley entendeu que a graça de Deus é tripla; ele ensinou a graça preveniente, a graça justificadora e a graça santificadora como aspectos separados da graça de Deus. Em resumo, a graça preveniente é a graça de Deus que chega aos pecadores antes que eles conheçam Deus, ajudando-os a reconhecer sua necessidade dEle. A graça justificadora proporciona aos crentes o perdão do pecado. E a graça santificadora transmite o processo de purificação que permite que os cristãos se tornem mais semelhantes a Cristo. Esse processo é chamado de santificação. Os metodistas às vezes associam a graça santificadora com o amor incondicional de Deus que capacita a pessoa amada a fazer o que Deus deseja. A graça justificadora muda nosso relacionamento com Deus; a graça santificadora nos muda por dentro.

Na teologia cristã protestante, os cristãos entram em santificação, ou em um estado de santidade, no momento em que nascem do Espírito de Deus: "... justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus" (Romanos 3:22-24).

A Bíblia diz que, desde o início da vida cristã, os crentes são separados para o propósito santo de Deus. Deus realiza essa obra de santificação de uma vez por todas: "Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas" (Hebreus 10:10). Esse aspecto da santificação, chamado de santificação "posicional", é o mesmo que justificação. A santificação posicional é obra de Deus, Seu dom. Não fazemos nada para ganhá-la ou merecê-la, nem podemos fazer nada para perdê-la: "Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus" (Efésios 2:8).

Um segundo aspecto da santificação expresso nas Escrituras às vezes é chamado de santificação "progressiva" ou "experimental". Embora os crentes tenham sido santificados em Cristo na salvação, eles ainda pecam. A santificação progressiva ocorre à medida que eles crescem em conhecimento, disciplina e obediência à Palavra de Deus. Hebreus 10:14 descreve tanto a santificação posicional quanto a progressiva: "... porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados."

Por fim, o terceiro aspecto da santificação expresso nas Escrituras é a santificação "completa", quando os crentes obtêm a separação definitiva e total do pecado por meio da glorificação: "A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória" (Colossenses 1:27).

Embora a doutrina da santificação na teologia protestante tenha implicações significativamente diferentes do ensino católico, há pontos de concordância: os filhos de Deus de fato recebem Sua graça divina, Seu favor imerecido que resulta em salvação, e suas vidas são separadas para a santidade.

The Cross Pendant

He is a cross pendant.
He is engraved with a unique Number.
He will mail it out from Jerusalem.
He will be sent to your Side.
Emmanuel

Buy Now

bible verses about welcoming immigrants

Bible Verses About Welcoming ImmigrantsEmbracing the StrangerAs we journey through life, we often encounter individuals who are not of our nationality......

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help