Tricotomia versus dicotomia – qual visão é a correta?

Você tem alguma pergunta sobre Deus, Jesus, a Bíblia ou teologia? Você precisa de ajuda para entender um versículo ou passagem da Bíblia? Há alguma questão espiritual em sua vida para a qual você precisa de conselho ou orientação?


A Bíblia ensina que a humanidade possui um corpo físico, uma alma e um espírito. No que diz respeito a como esses aspectos da natureza humana se conectam e se relacionam entre si, existem quatro teorias primárias. Duas das visões, monismo antropológico e hilemorfismo antropológico, tratam principalmente de como os três aspectos da humanidade se combinam para formar a natureza humana. Os outros dois modelos, a dicotomia (dualismo antropológico) e a tricotomia, lidam com a distinção entre a alma humana e o espírito humano. A distinção entre os aspectos materiais (físicos) e imateriais (espirituais) da natureza humana é direta. A distinção entre os dois aspectos imateriais da natureza humana é mais difícil.


Embora existam versículos da Bíblia que usem os termos alma e espírito de forma intercambiável (Mateus 10:28; Lucas 1:46-47; 1 Coríntios 5:3; 7:34), outras passagens bíblicas não apresentam a alma e o espírito como precisamente a mesma coisa. Há também passagens que sugerem a separação entre a alma e o espírito (Romanos 8:16; 1 Tessalonicenses 5:23, Hebreus 4:12). Hebreus 4:12 afirma: "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito." Este versículo nos diz duas coisas: (1) há um ponto de divisão entre a alma e o espírito, e (2) esse ponto de divisão só é discernível para Deus. Com todos esses versículos em mente, nem as interpretações dicotômicas ou tricotômicas podem ser explicitamente comprovadas. Será que o aspecto imaterial da natureza humana envolve uma alma e um espírito? Sim. São a alma e o espírito absolutamente unificados e unidos (dicotomia) ou intimamente relacionados, mas separados (tricotomia)? Não está claro.

Aqueles que acreditam que a natureza humana seja uma tricotomia normalmente acreditam no seguinte: o corpo físico é o que nos conecta com o mundo físico que nos rodeia, a alma é a essência do nosso ser, e o espírito é o que nos conecta com Deus. É por isso que pode se dizer que os não salvos são espiritualmente mortos (Efésios 2:1; Colossenses 2:13), embora estejam de corpo e alma "vivos". Aqueles que acreditam que a natureza humana seja uma dicotomia teriam a mesma compreensão do corpo, mas enxergam o espírito como a parte da alma que se conecta com Deus. Assim, a questão da dicotomia versus tricotomia é essencialmente se a alma e o espírito são aspectos diferentes da natureza humana imaterial, ou se o espírito é simplesmente uma parte da alma, sendo a alma toda a parte imaterial da natureza humana.

Tricotomia versus dicotomia do homem - qual visão é a correta? Ser dogmático quanto ao assunto seria imprudente. Ambas as teorias são biblicamente plausíveis. Nenhuma interpretação é herética. Este talvez seja um problema que somos incapazes de entender completamente com nossas mentes humanas finitas. Do que podemos ter certeza é que a natureza humana é composta por um corpo, uma alma e um espírito. Se a alma e o espírito são um, ou se são de alguma forma distintos, não é um problema que Deus escolheu deixar claro em Sua Palavra. Quer você acredite em uma dicotomia ou tricotomia, ofereça seu corpo como um sacrifício vivo (Romanos 12:1), agradeça a Deus por salvar sua alma (1 Pedro 1:9) e adore a Deus em espírito e verdade (João 4:23- 24).

The Cross Pendant

He is a cross pendant.
He is engraved with a unique Number.
He will mail it out from Jerusalem.
He will be sent to your Side.
Emmanuel

Buy Now

bible verses about welcoming immigrants

Bible Verses About Welcoming ImmigrantsEmbracing the StrangerAs we journey through life, we often encounter individuals who are not of our nationality......

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help