A Bíblia tem sido corrompida, alterada, editada, revisada ou fabricada?

Você tem alguma pergunta sobre Deus, Jesus, a Bíblia ou teologia? Você precisa de ajuda para entender um versículo ou passagem da Bíblia? Há alguma questão espiritual em sua vida para a qual você precisa de conselho ou orientação?


Os livros do Antigo Testamento foram escritos aproximadamente de 1400 a.C. a 400 a.C. Os livros do Novo Testamento foram escritos aproximadamente de 40 d.C. a 90 d.C. Portanto, entre 3.400 e 1.900 anos se passaram desde que um livro da Bíblia foi escrito. Durante este período, os manuscritos originais foram perdidos. Eles provavelmente não existem mais. Desde a época em que os livros da Bíblia foram originalmente escritos, eles têm sido copiados repetidas vezes por escribas. Cópias de cópias de cópias têm sido feitas. Em vista disso, ainda podemos confiar na Bíblia?

As Sagradas Escrituras são inspiradas por Deus e, portanto, inerrantes (2 Timóteo 3:16–17; João 17:17). Claro, a inerrância só pode ser aplicada aos manuscritos originais, não às suas cópias. Por mais meticulosos que fossem os escribas com a reprodução das Escrituras, ninguém é perfeito. Ao longo dos séculos, têm surgido pequenas diferenças nas várias cópias das Escrituras. A grande maioria dessas diferenças são simples variantes de ortografia (semelhante ao objectivo de Portugal versus objetivo do Brasil), palavras invertidas (um manuscrito diz “Cristo Jesus” enquanto outro diz “Jesus Cristo”) ou uma palavra ausente facilmente identificada. Em suma, mais de 99 por cento do texto bíblico não é questionado. Dos menos de 1 por cento do texto em questão, nenhum ensino ou comando doutrinário é comprometido. Em outras palavras, as cópias da Bíblia que temos hoje são puras. A Bíblia não foi corrompida, alterada, editada, revisada ou adulterada.

Qualquer estudioso imparcial de documentos concordará que a Bíblia foi notavelmente bem preservada ao longo dos séculos. As cópias da Bíblia que datam do século 14 d.C. são quase idênticas em conteúdo às cópias do século 3 d.C. Quando os Manuscritos do Mar Morto foram descobertos, os estudiosos ficaram chocados ao ver como eram semelhantes a outras cópias antigas do Antigo Testamento, embora os Manuscritos do Mar Morto fossem centenas de anos mais antigos do que qualquer coisa descoberta anteriormente. Mesmo muitos céticos e críticos endurecidos da Bíblia admitem que a Bíblia foi transmitida ao longo dos séculos com muito mais precisão do que qualquer outro documento antigo.

Não há absolutamente nenhuma evidência de que a Bíblia tenha sido revisada, editada ou adulterada de maneira sistemática. O grande volume de manuscritos bíblicos torna simples reconhecer qualquer tentativa de distorcer a Palavra de Deus. Não há nenhuma doutrina importante da Bíblia que seja posta em dúvida como resultado das diferenças inconseqüentes entre os manuscritos.

Sendo assim, repetimos a pergunta: podemos mesmo confiar na Bíblia? Absolutamente! Deus preservou a Sua Palavra apesar das falhas não intencionais e dos ataques intencionais dos seres humanos. Podemos ter a máxima confiança de que a Bíblia que temos hoje é a mesma Bíblia que foi originalmente escrita. A Bíblia é a Palavra de Deus e podemos confiar nela (2 Timóteo 3:16; Mateus 5:18).

The Cross Pendant

He is a cross pendant.
He is engraved with a unique Number.
He will mail it out from Jerusalem.
He will be sent to your Side.
Emmanuel

Buy Now

bible verses about welcoming immigrants

Bible Verses About Welcoming ImmigrantsEmbracing the StrangerAs we journey through life, we often encounter individuals who are not of our nationality......

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help