O que é o derramamento do Espírito Santo?

Você tem alguma pergunta sobre Deus, Jesus, a Bíblia ou teologia? Você precisa de ajuda para entender um versículo ou passagem da Bíblia? Há alguma questão espiritual em sua vida para a qual você precisa de conselho ou orientação?


O derramamento do Espírito Santo – ou seja, o derramamento do Espírito de Deus para encher e habitar as pessoas — foi profetizado no Antigo Testamento e realizado no Pentecostes (Atos 2). Este evento foi predito no Antigo Testamento. Em Isaías 44:3, Deus disse a Israel: "Porque derramarei água sobre o chão sedento e torrentes sobre a terra seca. Derramarei o meu Espírito sobre a sua posteridade e a minha bênção sobre os seus descendentes". O Espírito Santo é retratado como a "água da vida" que salva e abençoa um povo moribundo. No dia de Pentecostes, Pedro citou outra profecia como sendo cumprida: "E acontecerá, depois disso, que derramarei o meu Espírito sobre toda a humanidade. Os filhos e as filhas de vocês profetizarão, os seus velhos sonharão, e os seus jovens terão visões. Até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias…. E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Joel 2:28–29, 32).

O derramamento do Espírito Santo inaugurou uma nova era, a era da igreja. No Antigo Testamento, o Espírito Santo era um presente raro que só era dado a poucas pessoas e, geralmente, por apenas curtos períodos de tempo. Quando Saul foi ungido rei de Israel, o Espírito Santo veio sobre ele (1 Samuel 10:10), mas quando Deus removeu a Sua bênção sobre Saul, o Espírito Santo o deixou (1 Samuel 16:14). O Espírito Santo veio por momentos ou épocas específicas na vida de Otniel (Juízes 3:10), Gideão (Juízes 6:34) e Sansão (Juízes 13:25; 14:6) também, a fim de capacitá-los a fazer Sua vontade e servir a Israel. No Pentecostes, o Espírito Santo foi derramado sobre todos os crentes em Cristo, e veio para ficar. Isso marcou uma grande mudança no trabalho do Espírito Santo.

Antes de ser preso, Jesus havia prometido enviar a Seus discípulos o Espírito Santo (João 14:15–17). O Espírito "habita com vocês e estará em vocês", disse Jesus (João 14:17). Essa foi uma profecia da habitação do Espírito, outra característica da era da igreja. O derramamento do Espírito Santo em Atos 2 marcou também o cumprimento das palavras de Jesus, quando o Espírito Santo veio sobre todos os crentes de uma maneira poderosa e visível (audível também). Lucas registra o evento: "De repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem" (Atos 2:2–4). Imediatamente, os crentes cheios do Espírito foram às ruas de Jerusalém e pregaram sobre Cristo. Três mil pessoas foram salvas e batizadas naquele dia; a igreja havia começado (versículo 41).

O derramamento do Espírito Santo sobre a humanidade foi a inauguração da Nova Aliança, a qual havia sido ratificada pelo sangue de Jesus (Lucas 22:20). De acordo com os termos da Nova Aliança, todo crente recebe o Espírito Santo (Efésios 1:13). Desde o Pentecostes, o Espírito Santo batiza todo crente em Cristo no momento da salvação (1 Coríntios 12:13), quando passa então a residir permanentemente nos filhos de Deus.

No livro de Atos, existem três "derramamentos" do Espírito Santo, para três grupos diferentes de pessoas em três momentos diferentes. O primeiro foi para judeus e prosélitos em Jerusalém (Atos 2). O segundo foi para um grupo de samaritanos crentes (Atos 8). O terceiro foi para um grupo de gentios crentes (Atos 10). Significativamente, Pedro esteve presente nas três manifestações. Três vezes, Deus enviou o Espírito Santo com sinais demonstráveis, enquanto a Grande Comissão estava sendo cumprida. O mesmo Espírito Santo vindo sobre judeus, samaritanos e gentios da mesma maneira na presença do mesmo apóstolo manteve a igreja primitiva unificada. Não havia igreja "judaica", igreja "samaritana" e igreja "romana" — havia uma igreja, "um só Senhor, uma só fé, um só batismo" (Efésios 4:5).

O derramamento do Espírito é diferente do preenchimento do Espírito. O derramamento foi uma vinda única do Espírito Santo à terra; o preenchimento acontece sempre que nos rendemos ao controle de Deus sobre nossas vidas. Somos ordenados a sermos cheios do Espírito (Efésios 5:18). Nesse sentido, é possível que o crente seja "cheio do Espírito" ou "apague" o Espírito (1 Tessalonicenses 5:19). Em qualquer um dos casos, o Espírito Santo permanece com o crente (em oposição à era do Antigo Testamento, quando o Espírito Santo ia e vinha). O preenchimento do Espírito vem como resultado direto da submissão à vontade de Deus, e o apagamento é resultado direto da rebelião contra a vontade de Deus.

Alguns ainda buscam um "derramamento" do Espírito Santo em um grupo específico de pessoas em um local ou hora específicos, mas não há apoio bíblico para a repetição de um evento no estilo de Pentecostes. A igreja já começou; os apóstolos já lançaram essa fundação (Efésios 2:20). Às vezes cantamos canções que pedem ao Espírito Santo que "venha"; a realidade é que Ele já veio até nós — no momento da salvação — e, quando vem, não vai mais embora. O derramamento do Espírito é uma profecia completa que inaugurou a era da igreja e a Nova Aliança, na qual todos os crentes recebem o Espírito Santo.

The Cross Pendant

He is a cross pendant.
He is engraved with a unique Number.
He will mail it out from Jerusalem.
He will be sent to your Side.
Emmanuel

Buy Now

bible verses about welcoming immigrants

Bible Verses About Welcoming ImmigrantsEmbracing the StrangerAs we journey through life, we often encounter individuals who are not of our nationality......

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help