Qual é o significado bíblico do número sete/7?

Você tem alguma pergunta sobre Deus, Jesus, a Bíblia ou teologia? Você precisa de ajuda para entender um versículo ou passagem da Bíblia? Há alguma questão espiritual em sua vida para a qual você precisa de conselho ou orientação?


Em toda a Bíblia, Deus frequentemente dá significado simbólico a itens ou conceitos mundanos. Por exemplo, em Gênesis 9:12-16, Deus faz do arco-íris o sinal de Sua promessa a Noé (e, por extensão, a toda a humanidade) de que Ele não inundará toda a terra novamente. Deus usa o pão como uma representação de Sua presença com Seu povo (Números 4:7); do dom da vida eterna (João 6:35); e do corpo partido de Cristo, sacrificado por nossos pecados (Mateus 26:26). O arco-íris e o pão são símbolos óbvios nas Escrituras. Significados menos óbvios parecem ser atribuídos a alguns números na Bíblia, especialmente o número 7, que às vezes fornece uma ênfase especial no texto.

O primeiro uso do número 7 na Bíblia se relaciona com a semana da criação em Gênesis 1. Deus passa seis dias criando os céus e a terra, e então descansa no sétimo dia. Este é o nosso modelo para a semana de sete dias, observado em todo o mundo até hoje. O sétimo dia deveria ser “guardado” por Israel; o sábado era um dia sagrado de descanso (Deuteronômio 5:12).

Assim, logo no início da Bíblia, o número 7 significa que algo está "acabado" ou "completo". A partir de então, essa associação continua, já que 7 é frequentemente encontrado em contextos que envolvem completude ou perfeição divina. Portanto, vemos a ordem para os animais terem pelo menos sete dias de idade antes de serem usados para o sacrifício (Êxodo 22:30), a ordem para o leproso Naamã se banhar no rio Jordão sete vezes para efetuar a purificação completa (2 Reis 5:10), a ordem para Josué marchar ao redor de Jericó por sete dias (e no sétimo dia fazer sete voltas) e para sete sacerdotes tocarem sete trombetas fora dos muros da cidade (Josué 6:3-4). Nesses casos, 7 significa uma conclusão de algum tipo: um mandato divino é cumprido.

Curiosamente, o homem foi criado no sexto dia da criação. Em algumas passagens da Bíblia, o número 6 está associado à humanidade. No Apocalipse, “o número da besta” é chamado de “o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis” (Apocalipse 13:18). Se o número de Deus é 7, então o do homem é 6. Seis sempre fica aquém de sete, assim como "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3:23). O homem não é Deus, assim como 6 não é 7.

Uma série de sete coisas ocorre com frequência na Bíblia. Por exemplo, encontramos sete pares de cada animal limpo na arca (Gênesis 7:2); sete hastes no candelabro do tabernáculo (Êxodo 25:37); sete qualidades do Messias em Isaías 11:2; sete sinais no Evangelho de João; sete coisas que o Senhor odeia em Provérbios 6:16; sete parábolas em Mateus 13; e sete ais em Mateus 23.

Múltiplos de 7 também figuram na narrativa bíblica: a profecia das “setenta semanas” em Daniel 9:24 diz respeito a 490 anos (7 vezes 7 vezes 10). Jeremias 29:10 predisse que o cativeiro babilônico duraria setenta anos (7 vezes 10). De acordo com Levítico 25:8, o Ano do Jubileu deveria começar após a passagem de cada quadragésimo nono ano (7 vezes 7).

Às vezes, o simbolismo do 7 é um grande conforto para nós: Jesus é o sete vezes “EU SOU” no Evangelho de João. Outras vezes, ele nos desafia: Jesus disse a Pedro para perdoar um transgressor “setenta vezes sete” (Mateus 18:22). E então há passagens em que o número 7 está associado ao julgamento de Deus: as sete taças da Grande Tribulação, por exemplo (Apocalipse 16:1), ou o aviso de Deus a Israel em Levítico 26:18.

Falando do livro de Apocalipse, o número 7 é usado lá mais de cinquenta vezes em uma variedade de contextos: há sete cartas para sete igrejas na Ásia e sete espíritos diante do trono de Deus (Apocalipse 1:4), sete candeeiros de ouro (Apocalipse 1:12), sete estrelas na mão direita de Cristo (Apocalipse 1:16), sete selos do julgamento de Deus (Apocalipse 5:1), sete anjos com sete trombetas (Apocalipse 8:2), etc. Com toda a probabilidade, o número 7 novamente representa completude ou totalidade: as sete igrejas representam a integridade do corpo de Cristo, os sete selos no livro representam a plenitude da punição de Deus sobre uma terra pecaminosa e assim por diante. E, claro, o próprio livro do Apocalipse, com todos os seus 7, é a pedra angular da Palavra de Deus para o homem. Com o livro de Apocalipse, a Palavra estava completa (Apocalipse 22:18).

Ao todo, o número 7 é usado na Bíblia mais de setecentas vezes. Se também incluirmos as palavras relacionadas a sete (termos como sete vezes ou setenta ou setecentos), a contagem é maior. É claro que nem todas as ocorrências do número 7 na Bíblia têm um significado mais profundo. Às vezes, um 7 é apenas um 7, e devemos ser cautelosos ao anexar significados simbólicos a qualquer texto, especialmente quando as Escrituras não são explícitas sobre tais significados. No entanto, há momentos em que parece que Deus está comunicando a ideia de plenitude, perfeição e completude divinas por meio do número 7.

The Cross Pendant

He is a cross pendant.
He is engraved with a unique Number.
He will mail it out from Jerusalem.
He will be sent to your Side.
Emmanuel

Buy Now

bible verses about welcoming immigrants

Bible Verses About Welcoming ImmigrantsEmbracing the StrangerAs we journey through life, we often encounter individuals who are not of our nationality......

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help