A boca fala do que o coração está cheio - Mateus 12:34

A lei de Deus contém 10 (dez) mandamentos, presentes na Bíblia no Livro do Êxodo 20:

"O trecho "a boca fala do que o coração está cheio", que está em Mateus 12:34, significa que aquilo que dizemos reflete o que está dentro de nós. Ou seja, se temos pensamentos e sentimentos bons, como amor, bondade e gratidão, nossas palavras tendem a ser gentis e edificantes.

Por outro lado, se guardamos mágoa, raiva ou inveja, nossas palavras irão igualmente revelar isso. A agressividade e rispidez das palavras de alguém, podem ser traços de um coração cheio de maldade e dureza, que precisam ser tratados por Deus.

Na Bíblia também encontramos personagens que demonstram atitudes que provam isso, como Caim, que nutria inveja e amargura pelo seu irmão. Deus avisou-o que deveria dominar esses sentimentos, que passaram pelo campo das palavras, possivelmente em discussões ou hostilidade contra Abel, e depois em ação, ao assassiná-lo.
Outro exemplo é o de Davi, que antes de enfrentar Golias declarou palavras de fé e coragem, revelando sua total confiança em Deus. Ele acreditava em seu coração, que o mesmo Deus que o tinha livrado do urso e do leão, também o livraria daquele violento gigante. Isso nos ensina que um coração cheio de fé em Deus manifesta-se em palavras e ações que glorificam ao Senhor, mesmo diante de problemas ou desafios da vida.

Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração.
- Mateus 12:34

Esse versículo nos ensina a sermos fiéis e verdadeiros. Devemos evitar a hipocrisia e cuidar do nosso coração, buscando que nossos pensamentos e sentimentos agradem a Deus, para que nossas palavras também reflitam essa bondade.

Não é possível colher frutos bons de árvores ruins. Um coração que se alimenta de coisas más reflete-se em palavras e atos. Por mais que se tente disfarçar, a boca fala do que o coração está cheio.

Quando Jesus declarou essas palavras, disse para coisas boas e más. Um coração que se alimenta da Palavra de Deus, reflete a sua fonte - por mais tímido que seja "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte." (Mateus 5:14).

Agora, se o seu coração está voltado aos prazeres do mundo, por mais que se preocupe com as palavras, uma hora o seu coração será revelado pelas palavras. Por isso, servir a Deus não é só dizer ser servo, semear não é só dizer que semeia. "Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta." (Tiago 2:26).

Que a sua boca seja um bom reflexo do coração e que o seu coração esteja cheio do Espírito de Deus. Busque, se esforce em preencher o seu coração da Palavra de Deus. Que a sua boca semeie a boa-fé e que haja uma colheita abundante através das obras.

Versículos relacionados a "a boca fala do que o coração está cheio"

Lucas 6:45

"O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração. Porque a boca fala do que está cheio o coração."

Este é paralelo direto a Mateus 12:34 e reforça a ideia de que as palavras revelam o conteúdo do coração.

Provérbios 4:23

"Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida."

Este versículo destaca a importância de cuidar do coração, já que ele influencia todas as áreas da vida, incluindo as palavras, pensamentos e ações.

Provérbios 10:11

"A boca do justo é fonte de vida, mas a boca dos ímpios abriga violência."

Aqui, a relação entre a boca e o coração é clara: quem tem um coração justo fala coisas que trazem vida e bênção. Mas os perversos falam sempre com agressividade e rispidez.

Provérbios 15:7

"A boca dos sábios espalha conhecimento, mas o coração dos tolos não é íntegro."

Este versículo liga a sabedoria no coração às palavras que edificam e proclamam o conhecimento.

Provérbios 16:23

"O coração do sábio ensina a sua boca e os seus lábios promovem a instrução."

A sabedoria no coração influencia diretamente as palavras e a maneira como alguém se comunica.

Tiago 3:10-11

"Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim! Acaso pode sair água doce e água amarga da mesma fonte?"

Este texto enfatiza que nossas palavras devem refletir um coração puro e alinhado com Deus, sem hipocrisia ou fingimento. Usar os nossos lábios para abençoar e não maldizer.

Efésios 4:29

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem."

Embora não mencione o coração diretamente, este versículo liga as palavras ao propósito de edificação e graça, indicando um coração guiado pelo Espírito de Deus e obediente ao Seu propósito.

Mateus 15:18-19

"Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem impuro. Pois do coração saem maus pensamentos, homicídios, adultérios, imoralidade sexual, roubos, falsos testemunhos e calúnias."

Aqui, Jesus reforça que o que falamos é um reflexo direto do que está em nosso interior.

Mateus 12:34 em outras traduções da Bíblia

Raça de víboras! como podeis vós falar coisas boas, sendo maus? pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.
- Mateus 12:34 (ARA)

Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.
- Mateus 12:34 (ARC)

Ninhada de cobras venenosas! Como é que vocês podem dizer coisas boas se são maus? Pois a boca fala do que o coração está cheio.
- Mateus 12:34 (NTLH)

Veja também:

Versículos sobre coraçãoExplicação de Provérbios 4:23: guarda o teu coração
The Cross Pendant

He is a cross pendant.
He is engraved with a unique Number.
He will mail it out from Jerusalem.
He will be sent to your Side.
Emmanuel

Buy Now

bible verses about welcoming immigrants

Bible Verses About Welcoming ImmigrantsEmbracing the StrangerAs we journey through life, we often encounter individuals who are not of our nationality......

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help