Quem era Agur, filho de Jaque (Provérbios 30)?

Você tem alguma pergunta sobre Deus, Jesus, a Bíblia ou teologia? Você precisa de ajuda para entender um versículo ou passagem da Bíblia? Há alguma questão espiritual em sua vida para a qual você precisa de conselho ou orientação?


Provérbios 30:1 diz que as palavras do capítulo são as "palavras de Agur, filho de Jaque". Agur estava escrevendo "a Itiel e a Ucal"; esses homens poderiam ter sido discípulos ou amigos de Agur, embora algumas Bíblias traduzam o significado dos dois nomes com a suposição de que não se referem a pessoas reais. A maioria dos comentaristas acredita que Agur viveu na mesma época que Salomão. Não sabemos muito sobre Agur, exceto o que podemos deduzir desse capítulo.

O nome Agur vem de uma palavra hebraica que significa "colecionador". Agur e Jaque são mencionados apenas aqui na Bíblia e são desconhecidos.

Os provérbios de Agur oferecem uma visão dos seus pensamentos sobre a vida. Agur estava cansado e desgastado (versículo 1), não se considerava sábio (versículos 2-4) e considerava as palavras de Deus completamente verdadeiras (versículos 5-6). Em Provérbios 30, Agur expressa a Deus um pedido para que o Senhor afaste dele a mentira e não lhe dê nem riqueza nem pobreza (versículos 7-9).

Os ensinamentos de Agur incluem um aviso para não caluniar os servos (versículo 10) e uma observação de que muitas pessoas se consideram melhores do que realmente são (versículos 11-14). Em seguida, Agur inicia uma lista numerada de ditos que inclui três coisas que nunca são satisfeitas (o ventre estéril, a necessidade de água da terra e o fim de um incêndio, versículos 15-16). O versículo 17 acrescenta que a pessoa que zomba de seus pais sofrerá julgamento.

Os versículos 18-19 listam quatro coisas que estão além da compreensão de Agur: uma águia no céu, uma serpente em uma rocha, um navio nos mares e um homem com uma mulher. Nos versículos 21-23, há uma lista de quatro coisas que fazem a terra tremer: um escravo que se torna rei, um tolo bem alimentado, uma mulher casada que não é amada e um servo que substitui a esposa na casa. Os versículos 24-28 mencionam quatro coisas pequenas que são muito sábias: formigas, coelhos, gafanhotos e lagartos. Os versículos 29-31 especificam quatro coisas orgulhosas: um leão, um galo, um bode e um rei com seu exército. Os versículos 32-33 aconselham que, se você foi insensato ao se exaltar, precisa parar; além disso, provocar a ira de alguém não é sensato.

Essas observações simples, porém profundas, sobre a vida revelam muitos aspectos desse homem desconhecido chamado Agur. Por exemplo, Agur percebeu que a sabedoria de Deus era maior do que a sua própria. Ele entendia a tentação das riquezas. Ele sabia que muitos aspectos da vida e da criação de Deus permaneceriam um mistério além de sua compreensão. E Agur sabia da importância de controlar a raiva, evitar a tolice e viver para Deus. Ele incentiva seus leitores a se absterem de uma vida que desonre a Deus e resulte em julgamento. Em vez disso, Agur promove uma vida com um temor adequado de Deus e preocupação com as outras pessoas.

The Cross Pendant

He is a cross pendant.
He is engraved with a unique Number.
He will mail it out from Jerusalem.
He will be sent to your Side.
Emmanuel

Buy Now

bible verses about welcoming immigrants

Bible Verses About Welcoming ImmigrantsEmbracing the StrangerAs we journey through life, we often encounter individuals who are not of our nationality......

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help