A Bíblia exerce controle mental?

Você tem alguma pergunta sobre Deus, Jesus, a Bíblia ou teologia? Você precisa de ajuda para entender um versículo ou passagem da Bíblia? Há alguma questão espiritual em sua vida para a qual você precisa de conselho ou orientação?


Algumas pessoas acusam os cristãos de usarem a Bíblia como uma ferramenta de controle mental. A única maneira de construir uma igreja e reter membros, dizem eles, é usar táticas de lavagem cerebral para coagir as pessoas em mudanças de estilo de vida e atitudes. A acusação é infundada, mas aqueles que não conhecem o poder do Espírito Santo precisam de alguma maneira explicar a mudança na vida das pessoas.

Embora seja verdade que algumas seitas, muitas das quais afirmam ser cristãs, praticam formas de controle mental, o Cristianismo verdadeiro não é coercivo de nenhuma maneira. Os pastores que amam o Senhor desejam nutrir, edificar e proteger suas congregações (João 21:15-19). Os líderes da igreja devem servir de forma altruísta e humilde, sem pensar no ganho pessoal (1 Pedro 5:2-3). Então, não, a Bíblia não é um controle mental, e não defende o controle mental no sentido de lavagem cerebral ou programação psicológica.

No entanto, a Bíblia fala de controlar a mente. O arrependimento envolve uma mudança de mentalidade. Os cristãos são renovados "no espírito do vosso entendimento" (Efésios 4:23). Eles devem se unir de modo a evitar brigas (Filipenses 2:2). Eles receberam a mente de Cristo (1 Coríntios 2:16). O resultado é uma nova atitude e um novo comportamento – de fato, uma nova criação por completo (2 Coríntios 5:17). A mudança não se deve ao plano tortuoso de um guru ou a um ambiente cuidadosamente controlado. A mudança é interna, espiritual e real. É devida ao trabalho do Espírito Santo, não a um agente humano (Tito 3:5).

O homem tem uma natureza pecaminosa herdada de Adão (Romanos 5:12). Essa natureza exerce controle sobre as pessoas e faz com que diversos pecados sejam manifestos (Gálatas 5:17-21; Efésios 5:17-19). Controlado por essa natureza pecaminosa, o homem não pode de modo algum conhecer ou agradar a Deus. Na verdade, ele é um inimigo de Deus (Romanos 5:10; 8:5-7). A Bíblia diz que o pecador, controlado por sua natureza pecaminosa, precisa de uma nova natureza e libertação do poder do pecado. A pessoa que aceita Jesus Cristo como Salvador pessoal recebe essa nova natureza (2 Pedro 1:4) e é habitada pelo Espírito Santo, o qual confere ao crente o poder de dizer "não" ao pecado e "sim" à justiça de Deus (Gálatas 5:16; Romanos 6:12-23). O crente em Cristo tem sido liberto (João 8:32). Ele não é mais obrigado a obedecer aos ditames da natureza do pecado, pois tem a liberdade em Cristo de fazer o que Deus quer e de glorificá-lo com sua vida.

A Bíblia não é um controle mental. Em vez disso, a Bíblia oferece uma alternativa a uma vida controlada pelo pecado. A Bíblia nos mostra como podemos ser controlados pelo Espírito. Sim, um crente terá uma mudança de mente, pois ele rejeita as mentiras em que já acreditou e adota a verdade em Cristo. O crente cheio do Espírito terá uma vida de aventura com Deus — uma vida livre para servir a Deus com entusiasmo, realização eterna e esperança.

The Cross Pendant

He is a cross pendant.
He is engraved with a unique Number.
He will mail it out from Jerusalem.
He will be sent to your Side.
Emmanuel

Buy Now

bible verses about welcoming immigrants

Bible Verses About Welcoming ImmigrantsEmbracing the StrangerAs we journey through life, we often encounter individuals who are not of our nationality......

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help