São Lúcifer e Satanás a mesma pessoa? A queda de Lúcifer descreve Satanás?

Você tem alguma pergunta sobre Deus, Jesus, a Bíblia ou teologia? Você precisa de ajuda para entender um versículo ou passagem da Bíblia? Há alguma questão espiritual em sua vida para a qual você precisa de conselho ou orientação?


No uso comum, Lúcifer é outro nome para Satanás. Notoriamente, John Milton usou esse nome para Satanás em o Paraíso Perdido. Não há nenhum versículo na Bíblia que diga: “Lúcifer é Satanás”. Na verdade, há alguma controvérsia sobre se Lúcifer é mesmo um nome próprio na Bíblia.

Um personagem referido como “Lúcifer” aparece em Isaías 14. O cenário é um “motejo contra o rei da Babilônia” (Isaías 14:4). O rei iníquo, que oprimiu outras nações, foi levado à ruína. Deus quebrou o cetro do rei da Babilônia (Isaías 14:5) e o humilhou (versículo 8). O rei derrotado da Babilônia é retratado entrando no lugar dos mortos, onde outros reis que partiram o aguardam com alegria:

“Tu também, como nós, estás fraco?

E és semelhante a nós?

Derribada está na cova a tua soberba,

e, também, o som da tua harpa;

por baixo de ti, uma cama de gusanos,

e os vermes são a tua coberta” (Isaías 14:10–11).

A profecia contra o rei da Babilônia continua com esta passagem interessante:

“Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva!

Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!

Tu dizias no teu coração:

Eu subirei ao céu;

acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono

e no monte da congregação me assentarei,

nas extremidades do Norte;

subirei acima das mais altas nuvens

e serei semelhante ao Altíssimo.

Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos,

no mais profundo do abismo” (Isaías 14:12–15).

Lúcifer é uma tradução da expressão “Estrela da Manhã” no latim, por isso não encontramos o nome “Lúcifer” na Bíblia. O termo é entendido como um nome próprio ou simplesmente como uma metáfora para a grandeza do rei? Os estudiosos estão divididos sobre o assunto.

Claramente, a interpretação primária de Isaías 14 é a de uma profecia contra o rei humano da Babilônia. Contudo, as descrições poéticas de sua grandeza, de seu pecado e de seu destino são tão extravagantes que levam muitos estudiosos a considerar uma interpretação secundária, a saber, uma referência a Satanás.

Notamos que as seguintes coisas são verdadeiras sobre o rei em Isaías 14:

• ele cai do céu (versículo 12)

• ele é lançado à terra (versículo 12)

• ele tinha destruído nações (versículo 12)

• ele procurou ascender ao trono de Deus (versículo 13)

• ele desejava ser como o Altíssimo (versículo 14)

• ele é relegado à parte mais baixa do abismo (versículo 15)

Numa clara referência a Satanás, Jesus usa algumas palavras semelhantes em Lucas 10:18: “Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago.” A ligação entre Satanás e Lúcifer parece ser apoiada pela queda de Satanás do céu, mencionada por Jesus; a tentação de Eva por Satanás, que sugeriu que ela poderia ser como Deus (Gênesis 3:5); a obra de Satanás como destruidor (Jó 1:12–19; 2:7); e o disfarce de Satanás como um “anjo de luz” (2 Coríntios 11:14).

Acreditamos que a melhor maneira de encarar Isaías 14 é como uma dupla condenação: o rei humano da Babilônia e a força espiritual por trás dele enfrentam ambos o julgamento de Deus pelo seu orgulho e maldade. O rei humano ocupou um trono glorioso neste mundo – ele era uma “estrela” entre os governantes – e a entidade espiritual ocupou uma posição gloriosa nos lugares celestiais – um verdadeiro “Lúcifer” ou “estrela da manhã”.

The Cross Pendant

He is a cross pendant.
He is engraved with a unique Number.
He will mail it out from Jerusalem.
He will be sent to your Side.
Emmanuel

Buy Now

bible verses about welcoming immigrants

Bible Verses About Welcoming ImmigrantsEmbracing the StrangerAs we journey through life, we often encounter individuals who are not of our nationality......

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help