O que é hilomorfismo antropológico?

Você tem alguma pergunta sobre Deus, Jesus, a Bíblia ou teologia? Você precisa de ajuda para entender um versículo ou passagem da Bíblia? Há alguma questão espiritual em sua vida para a qual você precisa de conselho ou orientação?


Mais intimamente associado aos ensinamentos de Aristóteles e Tomás de Aquino, o hilomorfismo antropológico é uma visão da relação entre corpo e alma.

Hilomorfismo é a teoria de que “matéria” (pura essência abstrata) se combina com “forma” (aquilo que dá a algo sua natureza) para formar “substância” (o que normalmente consideramos matéria). Por exemplo, a argila não formada pode ser moldada e endurecida para fazer um tijolo - a argila é a “matéria” e a forma e a dureza são a “forma”; o tijolo é a "substância" resultante.

O hilomorfismo antropológico aplica essa teoria à natureza do homem. Como o corpo, a alma e o espírito se relacionam? A maioria das discussões cristãs sobre esse assunto gira em torno do debate da tricotomia versus dicotomia. Ambas as visões indicam alguma separação entre alma e corpo. Aristóteles, Tomás de Aquino e outros sustentaram que o corpo é “matéria” e a alma é a “forma” que dá à pessoa sua natureza. Eles também acreditavam que forma e matéria são inextricavelmente combinadas e dependentes uma da outra. Um tijolo não pode ser um tijolo sem a combinação de argila, dureza e uma forma particular. Da mesma forma, um humano não pode ser humano sem a combinação de corpo e alma.

O próprio termo hilomorfismo antropológico significa “matéria” (hylos) e “forma” (morfos) de “homem” (anthropos). Aristóteles emprestou esses termos de Platão, cujas opiniões sobre o assunto foram ilustradas em sua parábola da caverna em A República. Aristóteles ensinou que nenhuma matéria pode existir sem obedecer a uma forma, e nenhuma forma pode existir sem ter uma presença na matéria. Assim, Aristóteles ensinou que o corpo não pode viver sem a alma, e a alma não pode viver sem o corpo (não pode haver vida após a morte).

Aquino não foi tão enfático sobre a inseparabilidade da forma e da matéria. Como sacerdote dominicano, Tomás de Aquino tinha grande consideração pelas Escrituras, o que indica que uma separação é possível. Versículos como Mateus 10:28 ensinam que o corpo e a alma não são mutuamente dependentes: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma.” Talvez o argumento mais forte contra o rigoroso hilomorfismo aristotélico esteja em 1 Coríntios 15:40, onde Paulo escreve sobre a ressurreição: “Também há corpos celestiais e corpos terrestres.”

No entanto, Tomás de Aquino foi capaz de combinar o hilomorfismo com os princípios cristãos essenciais. Ele afirmou que, embora a alma e o corpo estejam ligados, a alma pode sobreviver sem o corpo. A alma está simplesmente incompleta até que seja reencarnada. A alma ou “forma” de um ser humano existe em um estado não natural até que Deus ressuscite o corpo. Dessa forma, Tomás de Aquino explicou a transição entre a morte do corpo terreno e a ressurreição de um corpo celestial. Ter um corpo, de acordo com Tomás de Aquino, é essencial para ser humano e, portanto, a humanidade não pode ser aperfeiçoada sem ele.

The Cross Pendant

He is a cross pendant.
He is engraved with a unique Number.
He will mail it out from Jerusalem.
He will be sent to your Side.
Emmanuel

Buy Now

bible verses about welcoming immigrants

Bible Verses About Welcoming ImmigrantsEmbracing the StrangerAs we journey through life, we often encounter individuals who are not of our nationality......

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help