Os anjos têm livre-arbítrio?

Você tem alguma pergunta sobre Deus, Jesus, a Bíblia ou teologia? Você precisa de ajuda para entender um versículo ou passagem da Bíblia? Há alguma questão espiritual em sua vida para a qual você precisa de conselho ou orientação?


Embora a Bíblia mencione anjos mais de 250 vezes, as referências geralmente são incidentais a algum outro tópico. Aprender o que a Bíblia tem a dizer sobre os anjos certamente pode ajudar na compreensão de Deus e de Seus caminhos, mas o que se aprende sobre os próprios anjos geralmente deve ser extraído de descrições implícitas, e não explícitas.

Os anjos são seres espirituais que têm personalidades com emoções (Lucas 2:13–14), inteligência (2 Coríntios 11:3, 14) e vontades (2 Timóteo 2:26). Satanás foi um anjo expulso do céu junto com muitos outros anjos que decidiram segui-lo e escolheram pecar (2 Pedro 2:4). A vontade de Satanás é mencionada diretamente em 2 Timóteo 2:26. A Bíblia fala de demônios que, por sua própria escolha, “não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio” (Judas 1:6). Os demônios demonstram o seu livre-arbítrio em várias passagens das Escrituras. A Legião escolheu uma manada de porcos como o seu destino (Lucas 8:32). Na visão de Micaías da sala do trono de Deus, Deus permite que um espírito escolha como arruinar o rei Acabe (1 Reis 22:19–22).

Antes de alguns dos anjos exercerem o seu livre-arbítrio para se rebelar contra Deus, eles poderiam estar em uma espécie de “período de provação”, semelhante ao tempo de Adão e Eva no jardim. Aqueles anjos que não escolheram pecar e seguir Satanás tornaram-se os anjos “eleitos” (1 Timóteo 5:21), confirmados em santidade. Esses anjos também são chamados de “anjos santos” (Marcos 8:38) e “santos” (Salmo 89:5). Aqueles anjos que escolheram pecar ao lado de Satanás tornaram-se os “espíritos imundos” (Marcos 1:23) ou demônios.

Mesmo que os anjos eleitos sejam confirmados em sua santidade, isso não significa que perderam o seu livre-arbítrio. Certamente, toda criatura viva tem escolhas a fazer a qualquer momento. É possível que os santos anjos ainda tenham a capacidade de pecar, mas isso não significa que vão pecar. Sendo santos anjos, eles sempre cumprem as ordens de Deus. Sendo criaturas volitivas, os anjos eleitos têm o desejo de louvar e servir a Deus, e escolhem fazê-lo. A vontade de Deus sempre corresponde à própria vontade dos anjos.

Os humanos têm livre-arbítrio, mas lutam contra o pecado porque a natureza humana foi corrompida pelo pecado. É por isso que todos os humanos pecam (Romanos 5:12) e acham muito mais difícil “ser bom” do que “ser mau”. Os santos anjos não têm uma natureza pecaminosa. Eles não estão inclinados para o pecado, mas sim para a justiça, fazendo tudo o que agrada a Deus.

Em conclusão, os santos anjos têm livre-arbítrio, mas a Bíblia deixa claro que não pecam em seu serviço a Deus. O apóstolo João, ao descrever o estado eterno, escreveu que não haverá pranto, choro ou dor naquele lugar e tempo (Apocalipse 21:4), e quem pratica o mal nunca terá permissão de entrar na cidade de Deus (Apocalipse 21:27). Os anjos que estão presentes naquela cidade santa são, portanto, sem pecado.

The Cross Pendant

He is a cross pendant.
He is engraved with a unique Number.
He will mail it out from Jerusalem.
He will be sent to your Side.
Emmanuel

Buy Now

bible verses about welcoming immigrants

Bible Verses About Welcoming ImmigrantsEmbracing the StrangerAs we journey through life, we often encounter individuals who are not of our nationality......

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help