Êxodo 33 - Brazilian Portuguese: New Living Bible(NBV-P)

1Depois o Senhor ordenou a Moisés: “Leve este povo que você tirou do Egito para a terra que jurei dar a Abraão, a Isaque e a Jacó. Pois eu disse a eles: ‘Darei esta terra aos seus descendentes’.

2Mandarei à sua frente o anjo. Expulsarei do território os cananeus, os amorreus, os heteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.

3Vão para a terra que jorra leite e mel. Mas eu não irei com vocês, pois vocês são um povo rebelde, e eu poderia destruí-los no caminho”.

4Quando o povo ouviu essas más notícias, começou a chorar, e nenhum deles usou as suas joias.

5Pois o Senhor tinha mandado Moisés falar ao povo: “Vocês são um povo rebelde. Se eu for com vocês, ainda que por um só momento, os destruiria. Agora, tirem as joias e enfeites que estão usando, até eu decidir o que faço com vocês”.

6Por isso, a partir do monte Horebe, os israelitas deixaram de usar joias e enfeites.

7Moisés costumava armar a tenda longe do acampamento. Ele a chamava de “Tenda do Encontro com Deus”. Todo aquele que quisesse consultar o Senhor ia à tenda, fora do acampamento.

8Sempre que Moisés ia para a tenda, todo o povo se levantava e ficava em pé à entrada de suas tendas, e o observavam pelas costas, até que entrasse na tenda.

9Assim que Moisés entrava, a coluna de nuvem descia e ficava à entrada da tenda. E o Senhor falava com Moisés.

10Quando o povo via a coluna de nuvem na entrada da tenda, todos ficavam em pé, à entrada da sua própria tenda, e adoravam ao Senhor.

11O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com um amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento, mas Josué, filho de Num, seu ajudante, não se afastava daquela tenda.

12Moisés disse ao Senhor: “O Senhor me ordenou: ‘Leve este povo’, mas não me diz quem enviará comigo. Também me disse: ‘Conheço você pelo nome e você tem me agradado’.

13Se o Senhor me vê com agrado, peço que me revele agora os seus caminhos, para que eu o conheça e continue sendo agradável ao Senhor. Lembre-se que esta nação é o seu povo”.

14O Senhor respondeu: “Eu mesmo irei com você e darei descanso a você”.

15Então Moisés disse: “Se a sua presença não for comigo, não nos mande sair deste lugar!

16Como eu e o meu povo saberemos se podemos contar com o seu favor, se o Senhor não for conosco? Quem poderá saber que somos o seu povo e que somos diferentes de todos os povos da terra?”

17O Senhor disse a Moisés: “Vou atender ao seu pedido, porque tenho me agradado de você e o conheço pelo nome”.

18Moisés disse: “Peço que me deixe ver a sua glória”.

19O Senhor respondeu: “Farei passar toda a minha bondade, e diante de você farei saber o meu nome: Eu sou o Senhor. Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia, e me compadecerei de quem eu quiser me compadecer”.

20E acrescentou: “Mas você não poderá ver a minha face, porque nenhum homem poderá continuar vivo depois de me ver”.

21O Senhor prosseguiu: “Contudo, fique nesta pedra, ao meu lado.

22Quando a minha glória passar, eu o colocarei numa fenda da rocha e o cobrirei com a minha mão, até que tenha acabado de passar.

23Depois tirarei a mão e você me verá pelas costas; mas a minha face ninguém poderá ver”.

Blog
About Us
Message
Site Map

Who We AreWhat We EelieveWhat We Do

Terms of UsePrivacy Notice

2025 by iamachristian.org,Inc All rights reserved.

Home
Gospel
Question
Blog
Help